hiposfagma

Conheça o que é hiposfagma e como ele pode aparecer nos seus olhos

Um hiposfagma pode acontecer a qualquer momento e com qualquer tipo de pessoa. Por exemplo, nem mesmo bebês escapam de ter essa condição.

Ela pode surgir até quando se está dormindo e pode não significar algo grave. Porém, você confere no texto a seguir que existem causas menos comuns e que requerem atenção.

Saiba o que é hiposfagma

Também conhecido como derrame ocular, o hiposfagma é quando vasos sanguíneos da conjuntiva se rompem. Como resultado, ela costuma gerar uma mancha de cor vermelha no olho.

Para quem não sabe, a conjuntiva é uma camada fina e transparente que cobre a esclera. Ou seja, é uma película que fica por cima da parte branca dos olhos.

Conheça os sintomas e sensações

Em geral, o derrame ocular pode causar efeitos e sensações como:

  • A mancha de sangue ou os olhos com um vermelhidão;
  • Sensação de que há areia na parte da superfície da região.

Apesar disso, não é comum que a condição cause dor ou prejudique a visão. Portanto, caso isso ocorra com você, procure se consultar com um oftalmologista.

O que pode causar um hiposfagma

Irritação, alergia ou infecção são algumas das possíveis causas do hiposfagma. Além disso, esse derrame ocular pode ser gerado por:

  • Esfregar ou coçar os olhos com muita força;
  • Grandes esforços físicos como levantar peso;
  • Muita tosse ou vários espirros seguidos;
  • Alguma infecção ocular mais grave;
  • E, por fim, uma cirurgia na pálpebra ou no olho.

Outras causas, porém, menos frequentes podem ser aumento de pressão arterial, por exemplo. Bem como, uma alteração na coagulação do sangue também pode levar a essa condição.

Para saber o que gerou essa mancha de modo mais exato, procure um oftalmologista. Por fim, vale lembrar que é normal a mancha se espalhar e mudar de cor, como verde ou amarela.

O que fazer e como tratar o hiposfagma

Esse derrame ocular, a princípio, não está ligado a algo mais grave nos olhos. Entretanto, é uma mancha de sangue que pode assustar qualquer pessoa. Então, você pode procurar um médico para entender o que houve.

Como tratar o problema

Esse problema, sobretudo, pode se curar sozinho com o passar do tempo. Agora, é possível acelerar o processo se usar compressas de água fria duas vezes ao dia.

Para reduzir o risco de outra mancha aparecer, podem ser usadas lágrimas artificiais. Além disso, elas ajudam a diminuir algum possível desconforto.

Hiposfagma em bebês

Esse derrame ocular também é muito comum em bebês ao coçar os olhos ou tossir. Dessa forma, basta manter sob cuidados e esperar cerca de duas ou três semanas.

Fique atento, no entanto, para o caso do pequeno apresentar também sintoma de febre. A partir disso, o ideal é procurar um pediatra porque pode ser conjuntivite ou algum outro tipo de infecção.

Não é perigoso, mas não ignore por completo

Ao longo deste texto, foi possível entender um pouco sobre o Hiposfagma e suas origens. Além disso, você viu também alguns detalhes sobre a mancha e o que fazer quando surgir uma em seus olhos.

Em geral, não é algo perigoso já que pode acontecer ao fazer qualquer esforço físico. Bem como a visão, que não chega a ser prejudicada por essa condição.

Isso não significa, no entanto, que é algo que pode ser ignorado pelo paciente. Afinal, existem condições mais graves que podem gerar esse derrame ocular, como picos de pressão. Portanto, cuide-se e procure um médico em caso de sentir incômodo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *