Mãe abraçando o filho

Conheça as principais doenças oculares hereditárias

As doenças oculares hereditárias são aquelas que passam de pais para filhos e está relacionada à herança genética. É importante conhecê-las para que consiga preveni-las ou tratá-las precocemente

Tempo de leitura: 2:00 min

Se você acha que são só os segredos de família que passam de geração em geração, você está bem enganado. Muitos problemas de saúde, inclusive nos olhos, também seguem esse fluxo e são conhecidos como doenças oculares hereditárias.

Como já falei aqui antes, mas agora, de uma maneira um pouco menos geral, essas doenças são transmitidas por meio da herança genética da pessoa, ou seja, por conta de alguma mutação que os pais já têm.

Quais são as principais doenças oculares hereditárias?


Agora já deu para entender um pouquinho do que são as doenças oculares hereditárias, não é mesmo? Então chegou a hora de conhecer as principais delas:

Catarata Congênita

Quem acredita que a Catarata só acontece em pessoas mais velhas, é porque não conhece a Catarata congênita. Ela é uma das doenças oculares hereditárias que acomete crianças. Acontece quando o bebê nasce com o cristalino, que é a lente natural dos olhos, opaco.

Essa doença é identificada no teste do olhinho, por isso, é tão importante levar a criança desde cedo ao oftalmologista e realizar todos os exames recomendados.

Glaucoma Congênito

O glaucoma também é uma doença mais comum em pessoas com uma certa idade, mas que pode, sim aparecer em crianças.

O glaucoma congênito é bem raro, mas pode atingir desde recém nascidos até os 3 anos de idade, mais ou menos. Ele ocorre pelo aumento da pressão ocular, por causa do acúmulo de liquido.

Retinose Pigmentar

É uma distrofia, que causa a perda das células da retina e é caracterizada pela dificuldade de enxergar a noite, que pode evoluir, no decorrer da doença, afetando a mácula.

Erros Refrativas

Os erros refrativos – miopia, hipermetropia e astigmatismo – também têm origem hereditária. Nós sempre falamos deles por aqui, mas para relembrar:

  • miopia – dificuldade de enxergar de longe
  • hipermetropia – dificuldade de enxergar de perto
  • astigmatismo -tem como principal característica a visão turva

No caso dos erros refrativos, a forma de tratar é com óculos, lentes de contato ou cirurgia, em alguns casos.

Aqui na NewLentes você encontra diversas opções de óculos e lentes para solucionar seus problemas de visão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *