lente de contato

10 dúvidas sobre Lentes de Contato

lente de contato

O que são as lentes de contato e para que servem?

As lentes de contato mais comuns são pequenas lentes produzidas com um material de silicone hidrogel. A lente é acomodada sobre a superfície do olho com o objetivo de corrigir a dificuldade visual do usuário.  Dentre essas dificuldades estão: Miopia, Presbiopia (vista cansada), Hipermetropia e Astigmatismo.

A lente funciona como uma pequena lente de óculos que é aplicado diretamente sobre o seu olho. Essa aplicação inclusive corrige um campo da visão que geralmente os óculos não alcançam. Esses pontos são chamados de visão periférica. Além destas opções para correção visual, existem as lentes coloridas que servem para mudar a cor dos olhos (podendo ou não ser com grau).

  

Do que são produzidas as lentes de contato?

O silicone hidrogel é um material que permite a troca de oxigênio e uma maior retenção de umidade. Com esse material hidratado a sensação de ressecamento diminui. Sendo assim, consequentemente a saúde dos seus olhos é mantida.

Existe idade certa para usar lentes de contato?

Na verdade, não existe um critério para idade. O que vai depender é da responsabilidade da limpeza das suas lentes. Existem crianças que são mais responsáveis que muitos adultos e consegue fazer uma limpeza correta e usar lentes de contato sem problema algum.

As lentes de contato podem perder-se atrás do meu olho?

Não existe essa possibilidade. As lentes não conseguem passar por trás dos olhos por causa de uma membrana que protege os olhos.

Tenho que ter uma receita médica para comprar lentes de contato?

Depende! Se você precisa de correção visual (grau de miopia, astigmatismo, etc), é necessário confirmar o grau na receita médica que é prescrita por um oftalmologista. A receita tem como função unica descrever o tipo de problema visual e apresentar o grau necessário para esta correção. Já as lentes coloridas, não precisam de receita uma vez que elas podem ser somente para estética. Costuma-se dizer que lentes de contato é um produto “contra-indicação”, uma vez que seu material é feito para todas as pessoas. Mas atenção!!! Existem lentes que possuem mais de um tipo de curvatura e isso exige uma medição nos olhos para saber qual o melhor produto. Já lentes descartáveis, são quase 100% curva padrão devido seu material ser mais fino e por isso terem um encaixe “padrão”.

Qual a diferença entre as lentes de contato diárias, quinzenais e mensais?

A única diferença é o tempo de uso e sua manutenção. As lentes de contato de uso diário não precisam de manutenção devido a sua indicação de uso de apenas um dia, ou seja, você não precisa guardar suas lentes ou limpá-las. Apenas abra o blister e use-as.

As lentes de uso quinzenal e mensal são lentes que exigem um cuidado maior como limpeza e armazenamento. Além disso o próprio nome já esclarece que o seu prazo de descarte é de 15 dias e a mensal de 30 dias.

 

O que é prazo de descarte?

Prazo de descarte é o prazo que a lente possui depois que você as retira da embalagem. Não estou falando das caixinhas onde contém uma quantidade de lentes que são vendidas juntas, mas do blister plástico que ela está armazenada individualmente. Após a abertura do mesmo a validade de descarte começa a ser contada. Muitas pessoas acreditam que o prazo é contado pelo o número de vezes que o usuário usa as lentes e não pelo tempo que a lente foi retirada do blister, o que é um grande equívoco e muito perigoso para sua saúde.

As lentes de contato coloridas fazem algum mal para os olhos?

Não. São lentes de contato sem grau. Essas lentes são puramente estéticas. O que faz mal para os olhos é o mal-uso de qualquer lente de contato e a falta de limpeza.

Posso guardar as lentes de contato em água se não tiver mais soro fisiológico, por exemplo?

Jamais. A água possui diversas substâncias e bactérias que irão contaminar suas lentes de contato. O ideal é sempre usar a solução de limpeza de lentes de contato. Essa solução sim terá efeito com sua fórmula de limpeza e conservação das suas lentes de contato. Após a limpeza deverá mantê-la dentro de um estojo limpo e com solução para conservá-las.

Quais cuidados gerais devo tomar?

O ideal para manter suas lentes sempre limpas e a saúde dos seus olhos em dia é seguir uma regra de higiene muito simples. Antes de manusear sua lente lave a mão com sabão neutro e enxugue-as com o uso de uma toalha de papel ou de algodão que não solte fiapos. Agora com as mãos limpas você pode manusear suas lentes. Seja aplicando sobre seus olhos ou retirando. Suas mãos devem estar sempre limpas e secas.


Comentários