No dia 10 de Julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Esse dia foi criado para lembrar as pessoas da importância dos cuidados com os olhos. Os cuidados com os olhos não são solucionados apenas visitando o seu médico oftalmologista mas em conjunto com uma manutenção e cuidado diário. Entre esses cuidados estão incluídos alimentação, hidratação dos olhos, proteção contra os raios solares em excesso, evitar fumaça e o consumo do tabaco, evitar maquiagem em excesso, não dormir com lentes de contato, manter suas lentes sempre higienizadas com solução de limpeza de lentes de contato, evitar poeira e evitar ficar passando a mão ou coçar os olhos. Essas são apenas algumas dicas básicas para cuidar dos seus olhos no dia a dia.

 

 

Depois de lembrar dos cuidados básicos você deve lembrar-se de visitar regularmente o oftalmologista. O objetivo é fazer um preventivo e manter a melhor saúde dos olhos. Muitas pessoas só procuram um médico quando a situação é grave ou irreversível, não deixe isso acontecer com você! Diversas doenças são tratadas ou controladas em sua fase inicial e por esse motivo indicamos que não deixe de visitar o seu médico.

 

 

Você precisa literalmente estar de olho em alguns sintomas que podem acusar problemas na visão.

 

1- Embaçamento visual

2- Dor de cabeça

3- Olhos vermelhos

4- Secreção

5- Coceira excessiva nos olhos

 

 

A preocupação não é apenas em adolescentes, adultos e idosos. Ela se estende as crianças, pois pesquisas apontam que o número de pessoas com miopia pode dobrar nas próximas duas décadas! Isso é estipulado devido ao grande uso de dispositivos eletrônicos com telas. Passamos longos períodos na frente deles e para aumentar a preocupação as crianças estão usando esses dispositivos desde a primeira infância.

 

 

O maior problema no cuidado dos olhos é a falta de consultas preventivas pois dificuldades visuais são descobertas e tratadas logo com o uso de um óculos para correção do problema, mas o mais perigoso pode ser descoberto apenas no momento em que a doença já esta em um estágio avançado. Catarata, glaucoma e retinopatia diabética são doenças que podem ser controladas, tratadas e algumas até corrigidas com a cirurgia à laser. O cuidado para manter a saúde dos seus olhos deve ser constante. Um exemplo para isso é a catarata. Ela se desenvolve em pacientes com idade avançada mas ela pode ser proveniente de maus cuidados com os olhos. Tabagismo, diabetes, uso crônico de corticoides e exposição solar prolongada aceleram o surgimento e progressão da catarata.

 

 

São muitos os exemplos e cuidados que podemos passar para os nossos leitores mas o mais importante de todos é visitar o seu médico oftalmologista com regularidade. Previna-se de qualquer problema. 😉

 

 

 

Written by newlentes

Comentários