Lentes de contato coloridas: Veja quais tipos existem

O uso de lentes é um costume que vem ganhando bastante espaço atualmente. Seja por estética, ou com adição de grau, as lentes de contato coloridas têm sido a escolha de muita gente.

Nesse artigo você entrará nesse universo de cores e opções. Conheça tudo sobre elas, como comprar e quais cuidados se deve ter. Ainda, confira algumas dicas que vão te ajudar na escolha da lente que mais combina com você.

Quais os tipos de lentes de contato coloridas?

Antes de qualquer decisão acerca desse assunto, é fundamental um parecer sobre sua saúde ocular. Problemas como falta de lubrificação e dificuldade de se adaptar ao produto, podem ser previstos por um especialista da área.

As lentes de contato coloridas podem ser usadas para diversos fins. Desde um objeto puramente estético, como é para quem faz cosplay, até um com funções adicionais terapêuticas.

Independentemente da situação requerida, existem uma série de opções de cores a serem consideradas na hora da compra. Confira algumas delas abaixo e veja qual combina mais com seu estilo.

Além disso, essas cores são as chamadas básicas. Inúmeras marcas vêm trabalhando de forma a melhorar seus produtos. Atualmente, um conjunto de novas tecnologias vem sendo utilizadas para ampliar cada vez mais esse espectro de cores.

Desse modo, em pouco tempo será possível tornar as lentes de contato coloridas, cada vez mais naturais. A mesclagem de tons também é responsável por adicionar mais leveza e deixá-las mais bonitas que o normal.

Como saber quais cores combina mais com você?

Primeiramente, saiba que não existem regras. Nada de se prender a padrões pré-estabelecidos. A intenção é escolher algo que você se sinta bem usando. Isso é sempre mais divertido, e deve ser o fator determinante na hora de adquirir uma delas.

Entretanto, seguem aqui uma dica que pode te dar uma ideia por onde começar. Primeiro, é interessante chamar atenção para a cor de sua pele, cabelos e olhos. Essas tonalidades podem servir como base, caso queria uma lente mais natural.

De qualquer modo, lembre-se sempre, não é uma fórmula. A cor da sua pele combina com o que você quiser. Não dê atenção nenhuma a estereótipos. Use sempre sua criatividade, assim você não corre o risco de comprar um produto que não te torne realizado.

Comprando suas lentes de contato coloridas

Esse passo só deve ser executado após uma devida consulta com o oftalmologista. Desse modo, você terá todas as instruções específicas para sua lente. Afinal, só eles podem analisar a necessidade ou não de grau, diâmetro e curvatura da córnea.

A compra pode ser feita pela internet ou até mesmo em algum estabelecimento local. Antes disso, saiba que existem alguns fatores que merecem cuidado. As lentes podem mudar um pouco seu tom devido sua mistura com a real cor de seus olhos.

Ainda, cuidado ao marcar seu grau, para não confundir, principalmente se houver variação de um olho para o outro. Isso pode causar desconforto e dor de cabeça, caso a loja não aceite devoluções.

É possível usar esse tipo de lente todos os dias?

A resposta é bem simples. Se elas forem compradas em lojas não especializadas, como locais de vendas de fantasias e máscaras, jamais. Um dos maiores motivos de problemas com lentes, é causado pela sua compra indevida.

Então, o mesmo cuidado que se tem ao adquirir tratamento corretivo para doenças como astigmatismo, deve ser aplicado aqui. Se a intenção é usar lentes de contato coloridas diariamente, garanta que a saúde do seu olho não será afetada.

Causas do mau uso de lentes de contato coloridas

Independente se sua lente é transparente ou colorida, sua má utilização pode gerar um conjunto bem amplo de problemas. Veja alguns deles abaixo, e se atente aos devidos cuidados.

  • Infecção na córnea;
  • Conjuntivite;
  • Alergias;
  • Úlcera corneana;
  • Perfuração ocular;
  • Olhos secos;
  • Vermelhidão;
  • Visão turva;
  • Queimação;
  • Dores;
  • Ceratite;
  • Secreção corneana.

E a lista continua. Por isso, é importante a manutenção desse tipo de produto. Caso não esteja disposto a dedicar um tempo a isso, talvez não seja boa opção essas lentes de contato coloridas. Sempre avalie antes.

Algumas dicas importantes sobre essas lentes de contato coloridas

Agora, seguem uma série de informações que podem servir de check-list na hora de adquirir essas lentes. Confira cada uma delas e se certifique de não deixar nenhuma passar batida.

1- Oftalmologista em primeiro lugar

Pensou em colocar qualquer coisa em contato com seu olho? Não pense duas vezes, médico sempre. Como foi dito, o mau uso delas pode causar danos bem sérios. E ainda, nada nem ninguém será mais adequado para te auxiliar, do que um profissional.

2- Crie o hábito de higienização

Mesmo que sua lente seja de qualidade, ela não vai se manter limpa sozinha. É fundamental que você siga todas as instruções, e use todos os produtos relacionadas a limpeza ideal dele.

Assim, é possível ter certeza que seu olho permanecerá saudável. Ainda, permite que as lentes de contato coloridas tenham uma excelente durabilidade.

3- Cuidado com o uso de colírios

Como estamos falando de lentes um tanto diferenciadas, nem todo colírio pode ser usado. Assim, caso sinta seu olho seco, busque indicações de lubrificantes que não vão afetar a qualidade do seu produto.

4- Respeite os prazos estabelecidos pela marca da lente

Além de garantir uma marca que seja responsável com o cliente, respeite os prazos de validade das lentes. Assim, acredite, eles estão lá por uma razão. Então, caso contrário, qualquer problema não poderá nem ser reportado, já que a falha foi humana e não do produto.

Está em dúvida? Fale com pessoas que já usam lentes

As vezes a opinião de alguém que já é familiarizado com essas lentes, pode te ajudar na sua decisão. Então para mais dicas sobre onde comprar, que marca pode ser mais interessante, e se vale adquirir esse produto online.

Então, pode valer muito a pena conversar com essas pessoas, elas são mais experientes que você, pelo menos por enquanto. Logo que, isso de forma nenhuma inviabiliza o parecer médico.

Por fim, agora você conhece bastante sobre esse universo das lentes de contato coloridas. Então por último, lembre-se sempre, o mais importante, fora os cuidados, é se sentir confortável.


Comentários