ler no escuro

Ler no escuro prejudica a visão?

Todos já ouviram falar que ler no escuro pode prejudicar a visão. Mas, a verdade é que essa afirmação pode não ser tão verdadeira quanto parece ser. Segundo alguns oftalmologistas a resposta para esse mito é negativa.

Osmar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo, afirma que a leitura não prejudica os olhos. Sendo assim, o que pode ocorrer nesse ambiente é forçar um pouco mais o olhar. Dessa forma, isso pode provocar fadiga e um cansaço grande na visão.

A médica Lísia Aoki complementa que não há comprovação científica de que ler no escuro causa alterações patológicas. Por isso, não existe uma relação entre o fator e a manifestação precoce de presbiopia.

O que acontece com a visão ao ler no escuro

Realizando ou não o ato, com o passar do tempo deve haver uma piora na visão. Já que a mesma tende a desgastar-se ao longo dos anos. Dessa forma, a presbiopia deve aparecer em todas as pessoas com a idade.

O olho possui um mecanismo próprio capaz de regular a entrada de luz. Logo, quando a claridade diminui, naturalmente as pupilas dilatam-se para captar o máximo de luminosidade.

Para ler no escuro os olhos fazem um esforço extra, já que realizam duas funções. Além disso, nesse ambiente perde-se muita resolução de contraste e profundidade de foco. O que faz com que haja um cansaço bem mais extenso.

Consequências

A sensação de fadiga resultante do esforço é normal e pode durar até o descanso. Caso a pessoa tenha alguma doença ocular e não use os óculos adequados os sintomas podem ser:

  • Dores de cabeça;
  • Embaçamento;
  • Secura;
  • Vermelhidão;
  • Coceira.

Esses efeitos são passageiros e não provocam nenhum dano mais permanente ou complicado para a saúde. Porém, é importante ressaltar que ler no escuro pode dificultar sua capacidade de atenção e memorização.

Celular e luzes azuis podem ser mais danosos do que ler no escuro

Caso você use o livro digital ou aparelhos de leitura em locais não iluminados é preciso atentar-se. Isso porque, as telas estão relacionadas ao aparecimento da miopia progressiva. Já que a emissão da frequência de luz azul é muito prejudicial.

Ela diminui a frequência de piscadas e faz com que as lágrimas evaporem mais rápido. Dessa forma, a superfície ocular fica ressecada e irritada o que acaba prejudicando a visão. Essa é a maneira de ler no escuro mais perigosa, principalmente se for a longo prazo.

Em 2018, um estudo publicado na revista Nature demonstrou que a energia da luz azul é nociva. Afinal, com o passar dos anos ela antecipa a síntese de uma substância tóxica.

Elas têm a capacidade de desgastar as membranas dos fotorreceptores, de forma gradual. Até o ponto de levar a danos como a cegueira permanente. Por isso, é importante evitar a situação e utilizar os melhores óculos e lentes para proteger-se.

Ler no escuro

Evite ler em ambientes pouco iluminados e procure um oftalmologista para saber como está sua visão. É necessário melhorar sempre o ambiente de leitura com lâmpadas que não emitam luz azul.


2 Replies to “Ler no escuro prejudica a visão?”

  1. Gostaria de saber se há algum estudo sobre a leitura e outras tarefas com a visão em ambientes iluminados pelas novas lâmpadas de LED, já que este é um sistema de iluminação artificial que vem substituindo vários outros já conhecidos e, sabidamente, alguns são mais ou menos prejudiciais/recomendados do que outros.

    1. Olá Domingos, tudo bem? Infelizmente nossa equipe de redatores não arquivam todas as suas fontes de pesquisa mas existem um variado conteúdo distribuído online a respeito de filtros de luz azul ou sobre a própria luz azul, ou seja, luz essa emitida pela a maioria dos dispositivos móveis. Como muitos ainda se utilizam da tecnologia led para emissão de luz talvez seja esse um ponto de partida. Pedimos desculpas por não responder por completo sua pergunta mas agradecemos imensamente o seu comentário. Desejamos uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *