Queimaduras oculares

O que são as queimaduras oculares?

As queimaduras oculares são causadas, em sua grande maioria, por substâncias alcalinas ou ácidas. Dessa forma, boa parte dos incidentes que as provocam poderiam ser evitados.

São consideradas emergências por causarem frequentes danos à saúde ocular, tendo alta morbidade. Ou seja, são causa de 7 a 10% dos casos de traumas oculares. Além disso, suas vítimas costumam ser homens, jovens e com alto índice de acidentes de trabalho.

Os agentes térmicos também possuem grande influência para esse problema. Por isso, os fogos de artifício, água fervente e metal em temperatura alta podem ser causadores.

Queimaduras oculares

As substâncias alcalinas mais comuns incluem o hidróxido de amônia e o de cálcio. Enquanto as ácidas estão ligadas ao ácido sulfúrico, sulfuroso e o hidroclorhídrico.

O gás lacrimogêneo também é um grande causador de queimaduras oculares. Além disso, há casos de perda de visão permanente após um acidente com ele.

É de extrema importância manter em mente que esse machucado pode causar a cegueira. Por esse motivo, manter o tratamento de forma adequada é indispensável.

Tratamento das queimaduras oculares

Assim que o incidente ocorre, é preciso avaliar e classificar a extensão da lesão. Assim, o tratamento poderá ser feito adequadamente, o que influencia diretamente no resultado final.

A primeira coisa que deve ser feita é uma irrigação abundante nos olhos. Por isso, quanto maior o intervalo entre o acidente e o contato com a água, pior o prognóstico.

Com a lavagem findada, a pessoa deve ser levada imediatamente para um pronto-socorro. Pois, lá haverá a lavagem com solução fisiológica e a certificação de que o ferimento está limpo.

Caso haja restos do produto químico no tecido, deve-se usar uma solução própria. Assim, o oftalmologista poderá esterilizar o olho por completo e garantir sua segurança.

A irrigação deve ser feita até que o pH tenha leituras conjuntivais próximas ao normal. Com isso, usa-se antibióticos para proteger o paciente de possíveis infecções.

Ao finalizar o cuidado com as queimaduras oculares, os olhos precisam ser tampados. Visto que, isso ajudará a impedir que a área, já sensível, fique exposta.

O que não fazer

Existem algumas coisas que não devem ser feitas quando o assunto é queimaduras oculares. Veja a seguir:

  • Passar borra de café ou creme dental;
  • Deixar de buscar ajuda profissional;
  • Não lavar o local;
  • Despejar outro líquido que não seja água;
  • Colocar gelo.

Tenha atenção

As queimaduras oculares ocorrem com uma certa frequência e podem até mesmo cegar. Por isso, recorrer ao profissional é de extrema importância e não pode deixar de ser feito.

Fazer uma irrigação correta por longos minutos ininterruptos é necessário. Porque, será a água que irá garantir que a maior parte da substância sairá.

Tomar cuidado e seguir as dicas do artigo é imprescindível. Pelo motivo de que será graças a eles que o ferimento não será grave.

Outra coisa que deve ser feita é seguir as ordens médicas com cuidado. Assim, poderá garantir que a recuperação será feita de forma ágil. Ou seja, serão essas recomendações que irão fazer com que sua visão melhore.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *