Os problemas de visão mais comuns em mulheres brasileiras
As doenças oculares acometem mais as mulheres brasileiras do que os homens. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela OMS. Além disso, em 2009, dois terços dos deficientes visuais de todo o mundo eram do sexo feminino.
Portanto, um número bastante alto. Entretanto, é possível se prevenir de 80% dos problemas de visão. Então, saiba porque as mulheres são mais suscetíveis e quais são as principais doenças. Logo, acompanhe esse artigo até o fim.
Os fatores de risco
Um estudo americano do Healthy Sight indicou que os olhos femininos realmente são mais sensíveis. Principalmente, devido a certos fatores, como:
- Maquiagem;
- Dietas severas;
- Menopausa;
- Hormônios.
Mulheres brasileiras: são mais atingidas por doenças oculares
A maioria dos problemas de visão estão relacionados à questão hormonal. Por exemplo, menopausa e gravidez. Além desses, há também uma tendência maior para desenvolver doenças autoimunes e certos hábitos.
Como o uso de maquiagem e lentes de contato somente para fins estéticos. Então, essas condições acabam afetando a saúde ocular e reduzindo a produção de lágrimas. Dessa forma, como resultado, ocorre a síndrome do olho seco.
Por isso, é fundamental estar sempre atenta a qualquer sintoma. Além disso, consultas regulares ao oftalmologista são indispensáveis. Principalmente, em determinadas fases da vida de uma mulher.
Ou seja, onde o risco de contrair problemas nos olhos é maior. Portanto, saiba mais sobre isso logo a seguir.
Mulheres brasileiras: crianças de até 10 anos e gestantes
Esse período é muito importante, porque é quando as vistas se desenvolvem completamente. Desse modo, os pais devem ficar atentos a quaisquer reclamações dos filhos.
Como dores de cabeça frequentes. Por isso, exames regulares também precisam ser feitos. Pois, se detectadas com antecedência, as chances de cura são bem maiores.
Já as mudanças que uma gravidez provoca no corpo de uma mulher são enormes. Logo, elas estão mais sujeitas a desenvolver doenças oculares. Assim, as principais alterações fisiológicas são:
- Aumento da grossura da córnea;
- Mudanças em sua curvatura;
- Diminuição da sensibilidade nos olhos.
Outro problema muito comum é a diabetes gestacional. Portanto, é essencial seguir as recomendações médicas. Pois, se não for controlada, é possível perder a visão.
Mulheres brasileiras com mais de 50 anos
A partir dessa idade, a menopausa tem início. Então, a mulher sofre por mais mudanças fisiológicas e hormonais, como:
- Aumento da pressão arterial;
- O cristalino começa a perder a elasticidade;
- Problemas de obesidade;
- Doença autoimunes;
- A produção de lágrimas também sofre redução.
Dessa forma, doenças oculares como catarata podem surgir nessa idade. Ou seja, a visão acaba sendo bastante afetada.
Os principais problemas visuais em mulheres
Um fator que ocasiona enfermidade nos olhos são as doenças autoimunes. Pois, elas são mais comuns em mulheres do que em homens. Dentre elas, as mais conhecidas são:
- Hipotireoidismo;
- Esclerose múltipla;
- Lúpus.
Confira adiante outras doenças que ocorrem principalmente em mulheres brasileiras mais velhas. Dessa forma, veja a listagem abaixo:
- Ambliopia;
- Retinopatia diabética: dificuldade em diferenciar as cores, além de borrões;
- Degeneração macular: visão turva e possível cegueira;
- Catarata: olhos ficam opacos, atividades do dia a dia ficam prejudicadas;
- Alergias;
- Olhos secos: a falta de lubrificação prejudica a visão;
- Glaucoma: perda da visão de forma progressiva e possível cegueira.
Então, o acompanhamento médico deve ser feito desde cedo. Além disso, hábitos saudáveis como boa alimentação e prática de exercícios físicos são fundamentais. Tanto para a saúde do corpo, quanto dos olhos.
Óculos capazes de bloquear os raios ultravioleta são altamente recomendados. Dessa forma, sua visão fica protegida.
Deixe um comentário