olhos ardem

Descubra por que os olhos ardem quando estamos com sono

Boa parte de nós já passamos pela situação onde os olhos ardem quando estamos com sono. Mas, poucos sabem de onde vem essa sensação e como lidar com ela. Por isso, consultamos especialistas que podem nos ajudar a resolver essa situação.

Nesse artigo pretendemos então esclarecer suas dúvidas acerca dessa circunstância, para que você conheça melhor sua visão. Então, siga conosco para desvendar esse mistério e entender melhor os corpos humanos.

Porque os olhos ardem quando estamos com sono

Segundo os oftalmologistas a ardência não tem a ver com o nosso sono necessariamente. Na verdade, a explicação reflete a capacidade de nosso cérebro de lidar com certos estímulos.

Os olhos são revestidos por uma camada de lágrimas que os mantém úmidos e lubrificantes. Por isso, piscamos ao longo do dia para espalhar esse líquido por todo o globo ocular. Dessa maneira, as partículas de sujeira se deslocam para os cantos.

Quando nos concentramos diante de uma fonte de luz como computador e celular, piscamos menos. Sendo que a frequência pode ser até 66% menor que o ideal para a manutenção de nossa vista.

Essa falta de estímulo faz com que o líquido evapore mais rápido, assim, os olhos ardem. Portanto, o fato tem a ver com as condições do ambiente no quais estamos. Logo, para preveni-lo é preciso evitar longas exposições a essas situações.

Outro fator que causa essa irritação é a baixa umidade do ar que dificulta a oxigenação. Assim, é preciso estar atento para essas circunstâncias que podem acabar danificando a sua vista.

Quando consultar um oftalmologista

É importante que visitemos os especialistas com uma certa frequência anual. Mas, caso sinta algum tipo de desconforto prolongado é essencial que se procure um oftalmologista com rapidez. Alguns desses sintomas podem ser os seguintes:

  • Vermelhidão constante;
  • Olhos ardem;
  • Secreções amareladas;
  • Embaçamento da vista;
  • Coceiras intensas.

Somente um bom profissional será capaz de identificar as causas desses sintomas e receitar medicamentos corretos. Então, não busque soluções caseiras ou automedicação, já que isso pode piorar o caso.

Usar certos colírios e remédios sem consultar um médico pode prejudicar a lubrificação de sua visão. Dessa forma, provocará mais problemas e até prejudicá-la de maneira irreversível.

Frequentar um oftalmologista evita que a longa exposição a luzes e o cansaço se tornem grandes preocupações. Assim, caso não exista uma forma de parar com elas é preciso saber como se proteger.

Essa proteção pode ser feita por meio de óculos de descanso ou mesmo lentes de contato. Logo, frequentando um especialista será possível entender o que faz com que seus olhos ardem e remedia-los..

Como evitar as situações em que os olhos ardem

Para cuidar melhor da sua saúde visual e evitar as sensações de incômodos é preciso seguir algumas dicas. Por isso, listamos algumas precauções que podem ser tomadas. Mas é preciso lembrar que elas não substituem a ida a um médico.

  • Evite passar horas prolongadas olhando para televisores, computadores ou celulares;
  • Proteja sua vista contra os raios UV;
  • Fuja de luminosidades muito fortes;
  • Tenha momentos de descanso.

Essas atitudes simples são capazes de impedir o que leva as situações em que os olhos ardem. Portanto, melhorando sua qualidade de visão ao longo de sua vida.


Comentários