óculos de sol

Óculos de sol: acessório indispensável do motorista

Os óculos de sol com o tempo tornaram-se um item indispensável ao sair de casa. Principalmente, se for para um momento de lazer em lugares abertos e com natureza. Pois, nestes lugares a exposição a luz solar é maior.

No entanto, será que todo óculos é adequado para usar atrás do volante? Afinal, o mercado dispõe dos mais diversos tipos de lentes. Então, para evitar que você faça uma escolha errada, separamos as principais informações sobre o assunto.

Importância do óculos de sol na direção

Quando dirigimos em uma estrada com raios solares em nossa direção. Sem dúvidas, a primeira coisa que buscamos é uma proteção para nossos olhos. Logo, surge a necessidade de usar óculos de sol.

Isto ocorre, devido ao ofuscamento ocasionado pela intensidade desses raios. Nesse sentido, esta situação compromete a sua visibilidade, elevando os riscos de acidente de trânsito. Além de agredir sua saúde ocular.

Tendo em vista, que se isso for algo rotineiro seus olhos podem ficar mais cansados. Bem como, podem desenvolver alguns danos na retina. Por isso, o uso de óculos com proteção solar torna-se essencial nestas ocasiões.

Categorias de óculos de sol

Os óculos de sol são classificados quanto ao escurecimento de suas lentes. Além disso, eles são divididos em quatro categorias distintas que especificam seu ambiente de uso. Isto é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na primeira categoria, representada pelo número 0, estão as lentes claras. Por isso, elas são recomendadas para ocasiões sem sol ou com baixa luminosidade solar. Enquanto que a classificação 1 é indicada para sol parcial.

Na categoria 2, estão presentes óculos que possuem uma boa redução da luminosidade. Desse modo, costumam ser indicados para o uso geral. No entanto, os de categoria 3, por serem mais escuros, são recomendados para ambientes praianos.

Por fim, na classificação 4, encontramos as lentes mais escuras de todas. Assim, seu uso é recomendado para passeios de barcos, devido ao reflexo da água. Bem como para locais com dunas de areia ou neve.

Com isso, óculos que se enquadram na categoria 4. Ou mesmo, não possuem classificação adequada para dirigir. Visto que, o filtro presente nestes acessórios pode ocasionar alterações na imagem.

Dicas para escolher corretamente seu óculos de sol

Diante de tudo que foi exposto, ter atenção na escolha do óculos de sol. Sem dúvidas é essencial. E em meio a tantas opções disponíveis, separamos para você algumas dicas fundamentais.

Lentes polarizadas

Este é o tipo de lente mais indicado para os motoristas. Visto que, sua proteção é capaz de bloquear a luz direta. Em outras palavras, ela barra raios luminosos refletidos por superfícies planas, como o asfalto. Além disso, elas garantem:

  • Proteção UVA e UVB.

Outras lentes

Outro ponto a ser observado é a questão da coloração das lentes. Pois, como mencionamos anteriormente, dependendo do escurecimento desta é possível ter modificações da imagem. Desse modo, o mais recomendado é:

  • Marrons ou amarelas – elas conseguem manter a perspectiva e a profundidade reais;
  • Verdes – melhoram o contraste e filtram a luz azul emitida por LEDS;
  • Degradê – pode ser usada em ambientes internos e externos, mantem o campo de visão.

Por fim, não podemos esquecer que independentemente do tipo de lente. Além das observações acima, você deve se atentar ao fator de proteção. Dessa forma, você evita as chances de acidentes e protege sua visão.


Comentários