Quais as folhas e verduras mais recomendadas para os olhos?
As folhas e verduras, assim como as frutas, são extremamente benéficas ao nosso organismo. Elas nos desintoxicam dos radicais livres e previnem nossa saúde. Além disso, são fáceis de serem encontradas.
No mercado e na feira podemos localizá-las expostas ou embaladas. Seu preço é variável, mas acessível. Ainda assim, elas funcionam como remédios naturais com pouco custo e muitos benefícios. Então, acompanhe as mais recomendadas para a sua vista.
Envelhecimento dos olhos
Com o tempo nossos olhos vão perdendo sua capacidade natural de enxergar. Começam os problemas de ressecamento, depois a visão desfocada e, enfim, problemas como catarata ou degeneração macular.
Um dos motivos é porque a região da vista, conhecida como mácula, se desgasta ao longo dos anos. Outro problema é o canal lacrimal que perde um pouco da sua lubrificação. Além disso, as doenças oculares de quem já tinha predisposição à elas começam a surgir.
Componentes principais das folhas e verduras
Algumas folhas e verduras possuem propriedades e componentes que preservam a saúde de nossa visão. Os quais são essenciais para seu funcionamento. Os mais conhecidos são os antioxidantes e os carotenóides. Entre estes temos:
- Luteína;
- Zeaxantina.
Luteína: carotenóide encontrado nas folhas e verduras
Esse componente age como um filtro natural que protege os olhos dos danos dos raios solares. Ela age na retina do olho, preservando os fotorreceptores e, assim, reduz o risco de problemas oculares.
A Luteína é um dos principais carotenóides encontrados na nossa visão. Entretanto, ela não é produzida naturalmente por nosso corpo. Então, precisa ser consumida, seja por suplementos ou alimentação, como as folhas e verduras.
Muitos são os alimentos ricos nesse potente carotenóide, principalmente os de cores escuras, amarelas ou alaranjadas. Os quais podem ser:
- Salsa;
- Couve;
- Ervilha;
- Mamão;
- Laranja;
- Brócolis;
- Abóbora;
- Espinafre;
- Beterraba;
- Batata doce;
- Outros.
Zeaxantina
A Zeaxantina é responsável pela pigmentação dos alimentos. Da mesma forma, esse outro carotenóide age de forma antioxidante. A substância também é encontrada na região macular dos olhos. Além das folhas e verduras, alguns de seus alimentos são:
- Nabo;
- Cenoura;
- Abobrinha;
- Pimentões.
Antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que agem reduzindo ou impedindo a oxidação de radicais livres. Os quais são resíduos liberados pelas reações químicas do nosso organismo. Além disso, os radicais aumentam com o envelhecimento.
Alguns hábitos aumentam o processo de oxidação das células, podendo causar futuras doenças ou envelhecimento precoce. Os mais comuns, são:
- Álcool;
- Tabaco;
- Estresse;
- Má alimentação;
- Exposição excessiva ao sol.
As folhas e verduras já citadas acima também são poderosas fontes de antioxidantes, assim como de zeaxantina e luteína. Ambas combatem os radicais e são componentes importantes à saúde ocular.
Principais folhas e verduras amigas da visão
Alguns alimentos são próprios na melhora da nossa vista. Eles possuem vitaminas e nutrientes que previnem a degeneração macular e o ressecamento dos olhos.
Clorofila e as folhas e verduras verdes escuras
Os alimentos com a cor verde escura possuem uma grande concentração de clorofila. A qual são pigmentos encontrados nas plantas e que são responsáveis por sua coloração e fotossíntese. Essa característica encontrada na maioria dos vegetais folhosos, ajuda na:
- Desintoxicação;
- Melhora do humor;
- Auxílio na digestão;
- Controle da insulina;
- Prevenir o câncer;
- Equilíbrio da pressão arterial.
Ela é encontrada na maioria dos vegetais com essa coloração. No entanto, sua concentração é maior em uns do que em outros. Alguns dos principais alimentos com essa substância são:
Couves
Esse importante alimento diminui a quantidade de colesterol do nosso organismo. Situação que em excesso afeta a saúde visual por ser uma região repleta de veias e vasos sanguíneos. A qual pode sofrer com falta de irrigação, trombose e até cegueira.
A couve é uma das folhas e verduras que também é cheia de vitamina K, conhecida como potássio. Ela é responsável por evitar os tremores nas pálpebras que costumam surgir. Além disso, melhora a qualidade do sono devido a colina, importante para prevenir a visão.
Espinafre
As grandes quantidades de luteína desse alimento protegem os olhos dos raios solares. Além disso, ele possui bastante água, o que proporciona mais viscosidade do sangue, melhorando sua circulação e fluxo. O que também beneficia a visão.
O espinafre, como uma das folhas e verduras, também possui muitos nitratos, os quais regulam a pressão sanguínea. Do mesmo modo, eles são importantes para evitar problemas como a retinopatia hipertensiva.
Ele apresenta grandes quantidades de vitamina A, conhecida como retinol. O qual é um dos principais componentes da retina em nossos olhos. Além de vitamina C que contém colágeno, responsável por manter a elasticidade de tecidos e células da visão.
Folhas e verduras: Brócolis
Esse crucífero é ótimo para os olhos pois possui uma quantidade considerável de luteína. Cada grama possui cerca de 7,1 a 33 mcg. Além disso, ele também reduz o colesterol e mantém a pressão do sangue equilibrada. E também possui bastante vitamina C.
Ele também possui muitos antioxidantes, assim como as demais folhas e verduras. Da mesma forma, contém fibras, selênio, folatos, triptofanos, vitamina A e B, K, fósforo, zinco, entre outros. Além disso, age como anti-inflamatório e ajuda na imunidade.
Rúcula
A Rúcula é muito rica em fibras, o que ajuda a manter o colesterol sob controle. Ela também ajuda na absorção dos nutrientes. E também possui vitamina A, C, K e ácido fólico. Além disso, ela possui Nitrato que ajuda na vascularização, o que também contribui com a visão.
Ela, assim como as outras folhas e verduras, pode ser consumida crua, cozida ou refogada. Também é cheia de minerais, como ferro e enxofre e previne a anemia.
Salsa
Essa verdura, muito utilizada para temperar os alimentos, é extremamente diurética. Ou seja, ela reduz a retenção de líquidos e sódio no organismo. Logo diminui a pressão arterial e o inchaço. As quais são características a evitar para manter o bem estar da visão.
Ela também atua na desintoxicação do corpo e dos olhos, evitando, assim, o estresse celular oxidativo. Algo importante para preservar a saúde ocular. A vitamina A, C, ácido fólico e o betacaroteno também são alguns de seus nutrientes.
Benefícios das folhas e verduras
As folhas e verduras são alimentos que precisam fazer parte de nossa rotina diária. Afinal, elas equilibram o nosso organismo e previnem o aparecimento de doenças. Entre elas, as relacionadas à visão. As quais podem ser prevenidas, atrasadas ou até mesmo reduzidas.
Deixe um comentário