olho preguiçoso

Entenda aqui se você tem o que se chama de olho preguiçoso

O olho preguiçoso ou ambliopia é um termo bastante usado no ramo oftalmológico. Ele se dá quando a pessoa tem sua visão reduzida mesmo após passar por um tratamento. Conheça mais sobre essa condição aqui neste post.

O que é olho preguiçoso?

Na verdade, o nome técnico para esse problema é ambliopia. No entanto, algumas pessoas ainda chamam de olho vago ou visão preguiçosa. Essa doença se caracteriza pela queda na acuidade visual.

O que muitos não sabem é que ela pode afetar apenas um ou os dois olhos. Hoje, os especialistas têm uma lógica para classificar essa condição. Então, os médicos usam uma escala de visão subjetiva.

Quando alguém possui o olho preguiçoso, os oftalmologistas ainda precisam estudar o caso. Assim, é possível dizer se a condição é leve, moderada, grave, severa ou profunda. Inclusive, esse último nível pode levar à cegueira.

Ambliopia: infantil e adulto

Os adultos não são os únicos que portam ambliopia. Na verdade, essa doença também afeta crianças.

Ambliopia em adulto

A frequência desses casos é bem menor, mas ainda relevante. Geralmente a doença surge na infância e nunca é tratada, o que agrava com o passar dos anos. No entanto, ela às vezes é resultado de outras condições oculares.

Ambliopia infantil

Começa ainda na primeira infância ou então a criança já nasce com a doença. Além disso, em grande parte dos casos o olho preguiçoso só afeta a visão de um dos olhos.

Olho preguiçoso: diagnóstico

A única pessoa capaz de fazer o diagnóstico correto da doença é o oftalmologista. Assim, ele costuma realizar o exame de fundo ocular em conjunto com outros testes importantes. É por isso que você nunca deve deixar de procurar ajuda profissional.

O ideal é que com um ano de vida a criança já visite um médico da área. Dessa forma, é mais fácil identificar essa condição ou quaisquer outras possíveis.

Possíveis causas

Ao falar sobre o que causa a ambliopia, tem-se 4 opções principais. Confira quais são elas logo abaixo.

  • Ambliopia estrábica;
  • Anisometrópica;
  • Ametropia;
  • Ex anopsia.

Cada tipo se caracteriza de maneira diferente e um costuma ser mais raro do que outro. Portanto, a presença de um médico da área é essencial para identificar qual forma a doença possui. Afinal, só assim o tratamento contra olho preguiçoso será efetivo.

Sintomas do olho preguiçoso

Uma das coisas que torna difícil perceber a ambliopia são seus sintomas. Às vezes, a acuidade visual vai sendo reduzida aos poucos até que se agrava. No entanto, fora isso não existem outros sinais fortes que possam levantar desconfiança.

É por isso que a melhor forma de prevenir é sempre consultar um médico periodicamente. Logo, não deixe de fazer isso em nenhuma ocasião.

Tratamento para a doença

A forma de tratar essa condição depende muito da sua gravidade e causa. Então, pode ser que o paciente precise usar óculos ou lentes de contato ou ainda, seja necessário fazer uma cirurgia.

Não tem como iniciar um tratamento sem antes ser feita uma avaliação completa. Além disso, o olho preguiçoso tem cura em alguns casos. Portanto, procure um oftalmologista de sua confiança para garantir sua saúde ocular.


Comentários