Entenda mais sobre trombose ocular e como ela afeta a retina
Trombose ocular é decorrente do bloqueio da passagem do sangue nas veias da retina. Ou seja, pode levar a hemorragias, interrompimento da irrigação sanguínea e inflamações. Bem como, é a causa mais frequente de cegueira ao redor do mundo.
Essa alteração se dá pela geração de coágulos que impedem o retorno do sangue ao local. Então, o problema é muito grave e requer atenção e cuidados.
Como a trombose ocular ocorre?
A retina é uma região do olho muito delicada e de tecido fino. Aliás, possui muitos vasos devido a presença de células neurológicas que precisam de nutrientes. Logo, esses nutrientes e oxigênio chegam por meio do sangue, mas com coágulos não há passagem.
A função das células da retina é captar a luz e enviar ao cérebro. Ou seja, esse envio ocorre por meio de sinal elétrico. Em seguida, transforma-se em imagem e a visão acontece.
Podemos ver que a retina é fundamental para que possamos ver. Logo, o bloqueio da passagem sanguínea pode levar a geração da trombose ocular. Além disso, pode deslocar a retina em situações mais graves.
Quais são as causas da trombose ocular?
Outra denominação dessa para isso é Oclusão Venosa da Retina (OVR). A causa desse problema é decorrente de vários fatores. Mas, há algumas doenças que contribuem para ela, por exemplo:
- Tabagismo, diabetes e pressão alta;
- Colesterol e anemia;
- Doenças arteriais e cardíacas;
- Problemas de circulação;
- Idade mais avançada;
- Problemas de coagulação;
- Aterosclerose e Glaucoma;
- Oftalmopatias prévias;
- Hemorragia vítrea (dentro do olho);
- Quadros de inflamação e infecção;
- Sífilis, Leucemia e Lúpus.
Inúmeras são as causas e doenças que podem levar à trombose ocular. Além disso, a grande maioria necessita de acompanhamento médico. Ou seja, isso reforça a necessidade de consultar-se sempre.
E como é feito o exame da trombose ocular?
Os exames devem ser realizados por médico especializado. Ou seja, a busca por profissional qualificado é imprescindível. O que pode ser solicitado é:
- Oftalmoscopia Indireta;
- Exame de fundo de olho;
- Tomografia;
- Angiofluoresceniografia.
São exames para analisar a retina. Assim, quanto antes o diagnóstico acontecer, mais cedo inicia-se o tratamento. Então, trata-se de uma doença progressiva, cujo quadro piora de maneira rápida.
Quais os sintomas da trombose ocular?
Os sintomas da trombose ocular são:
- Perda súbita da acuidade visual;
- Perda gradual da visão (parcial ou completa);
- Visão embaçada;
- Manchas na visão;
- Alterações no campo visual.
A atenção quanto ao aparecimento de qualquer sintoma deve ser frequente. Ou seja, ao notar qualquer um desses sinais busque o quanto antes ajuda médica. Afinal, o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento.
Como essa doença pode ser tratada?
Após o diagnóstico da trombose ocular, também inicia-se uma investigação pela causa. Ou seja, é uma condição decorrente de outros problemas de saúde que precisam ser tratados. Então, trata-se das duas condições, com:
- Injeção;
- Fotocoagulação a laser;
- Cirurgia em casos graves.
Cuide de sua saúde ocular
Tenha em mente que essa é uma condição grave que pode levar à cegueira. Bem como, os cuidados com a saúde, diagnóstico precoce e tratamento são essenciais. Logo, tenha atenção, e mantenha hábitos bons como alimentação e atividade física.
Deixe um comentário