Novembro azul

Novembro azul: entenda como a saúde dos olhos está relacionada a esta data

Entenda a relação do novembro azul com a saúde dos olhos. Isso porque, apesar da data ter foco na prevenção do câncer de próstata, o corpo humano é uma unidade complexa onde tudo está conectado.

O que é Novembro Azul?

Campanha que ocorre no mês de novembro com o objetivo de conscientização sobre as causas, efeitos, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Assim, teve início em 1999 por um grupo de amigos na Austrália.

Eles tinham o objetivo de conscientizar sobre as doenças masculinas. Então, escolheram novembro para deixar seus bigodes crescerem – como uma forma de chamar a atenção. Além disso, faziam campanha para arrecadar fundos para instituições de caridade.

Já em 2014 nasceu a instituição “Movember Foundation Charity” que instituiu o “novembro sem barbear”. Assim, o bigode virou o símbolo da campanha, juntamente com a cor azul. Por fim, no Brasil o movimento diminuiu o preconceito com o exame de toque retal.

Dia 17 de novembro é o dia mundial de combate ao câncer de próstata. Nesse sentido, tem várias ações voltadas para a saúde do homem em todas as esferas.

O que é hiperplasia da próstata?

A próstata é uma glândula do homem que circula o canal de produção da urina, bem como a base da bexiga. Então, com o passar dos anos e ação da testosterona no organismo, esse órgão aumenta de tamanho. Bem como, sofre certa rigidez muscular.

De forma geral, afeta 40% da população masculina com 50 anos, 80% com 60. Por fim, todos os homens acima de 90 anos apresentam esse problema. Por isso, é importante o novembro azul para falar sobre o tema e formas de prevenção.

Principais sintomas

Veja a seguir, uma lista com os principais sintomas de quem sofre com hiperplasia da próstata:

  • Retenção urinária;
  • Baixo fluxo de urina;
  • Esforço excessivo ao urinar;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Bem como, dificuldades em começar o jato ao urinar.

Os principais exames para detectar esse doença são:

  • PSA – exame de sangue que avalia as alterações da próstata;
  • Toque retal a partir dos 40 anos;
  • Ultrassonografia da próstata, entre outros.

Medicamentos conhecidos como bloqueadores (classe alfa 1) são indicados para o tratamento e provocam o relaxamento muscular. Porém, atingem outras partes do corpo em consequência do uso. Como por exemplo, a íris.

Saúde dos olhos e Novembro Azul

Como visto acima, os medicamentos para tratamento da próstata agem em outras partes do corpo do homem, como a íris. Então, caso ele apresente um quadro de catarata, por exemplo, terá dificuldades de atuar na correção.

Medicamentos bloqueadores dificultam a dilatação da íris. Ou seja, para auxiliar na cirurgia de catarata é necessário o uso de ganchos e anéis para ajudar nessa dilatação, o que dificulta o processo. Além disso, podem causar catarata em homens acima de 50 anos.

Por fim, é indicado o tratamento da catarata antes do início do relaxamento da próstata. Assim, ambos os problemas podem ser cuidados da forma correta. Nesse sentido, a campanha do novembro azul visa ações para falar do tema.

Novembro Azul e sua relação com câncer nos olhos

Os olhos são sensíveis e podem sofrer doenças através de vírus, bactérias, alergias entre outros fatores. Então, quadros de câncer da próstata podem resultar em metástase ocular. Ou seja, um acúmulo de células com o câncer na região dos olhos.

Isso ocorre por se tratar de uma região com muitos vasos e alta circulação do sangue. Assim, partes dos olhos como a coróide (parede de vasos do globo ocular), íris, nervo óptico, retina, entre outras partes, são comprometidas.

São raros os casos em que os olhos ficam doloridos ou vermelhos no processo. Ou até mesmo que a visão seja reduzida. Em síntese, os tratamentos para a metástase são medicação, quimio e radioterapia. 

Exames como o ultrassom acompanham sua redução. Por isso, é indicado que consultas com o oftalmologista e exames periódicos estejam na sua rotina.

Tipos de câncer nos olhos

A metástase é um dos tipos de câncer que acomete os olhos. Então, confira a seguir, uma lista com outros tipos e suas características.

Melanoma de coróide

Ocorre apenas em adultos, independente do sexo. Então, a detecção é feita através de exames de rotina. Nesse sentido, o tratamento é feito por cirurgia para braquiterapia. Em último caso, através da remoção do olho lesionado.

Carcinoma conjuntival

São pequenos tumores que se apresentam na superfície dos olhos. Assim, os principais sintomas são olhos vermelhos, além de feridas na pálpebra. Em síntese, o tratamento se dá através de cirurgia ou colírios quimioterápicos.

Retinoblastoma

Esse tipo de câncer ocorre em crianças até 5 anos de idade. Decerto que se dá por fatores hereditários e pode causar cegueira e até a morte caso não seja detectado de forma rápida. Contudo, um sinal é o reflexo da pupila.

De forma geral, a criança que apresenta esse tipo de problema, tem reflexo branco na pupila, conhecido como “reflexo do olho de gato”. Como também, tem como tratamento a quimio, radio e terapia a laser. Assim, somente em último caso a remoção do olho.

Novembro Azul: dicas para a prevenção do câncer de próstata

Veja a seguir, algumas dicas importantes e simples para você evitar esse tipo de doença, não só no novembro azul:

  • Pratique atividade física diariamente;
  • Use preservativo nas relações sexuais;
  • Não fume ou reduza o uso do cigarro;
  • Evite o consumo de gordura animal;
  • Faça o autoexame dos testículos;
  • No caso de histórico familiar, os exames começam com 40 anos.

Por fim, homens a partir dos 45 anos devem fazer exame do toque do reto e de sangue uma vez ao ano.

Estatísticas do Novembro Azul 

O INCA estima que no triênio 2020/2022 serão diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Ou seja, 62,95 a cada 100 mil homens do país virão a apresentar esse problema, um a cada 9 homens.

Esse tipo de câncer é líder de mortes de homens. Então, fica atrás somente do câncer de pulmão. Por fim, a cada 41 homens pelo menos um morre por conta do câncer de próstata.

Se torne um agente de conscientização do Novembro Azul 

Agora que você entendeu que o corpo humano é complexo e que o cuidado preventivo pode salvar vidas, fique atento aos sinais. Então, mantenha seus exames de rotina em dia e  faça investigações, se necessário.

Um problema na visão pode levar a resolução de doenças em outros órgãos. Nesse sentido, no caso de qualquer sintoma adverso um médico deve ser consultado de forma imediata.
Por fim, leve a mensagem de conscientização do novembro azul para amigos e familiares. Assim, mais pessoas podem descobrir o quadro com antecedência e tratar o problema sem maiores complicações.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *