Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico: Saiba como funciona

O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é um processo estético muito usado por quem quer disfarçar os traços. Mas, o método causa muita discussão entre os profissionais, então vale a pena conhecer mais sobre ele.

Como surgem as olheiras

Estes detalhes que surgem nos rostos estão muito ligados à genética e a mal cuidados com a saúde. Isso porque, aparecem quando há uma grande quantidade de vasos na região inferior das pálpebras e ficam mais evidentes na pele. Alguns dos hábitos são os seguintes:

  • Dietas restritas;
  • Excesso de sal;
  • Consumo de cigarro, álcool e drogas;
  • Estresse;
  • Muito sol na pele.

As olheiras são em tons de roxo ou azul, por isso, muitas pessoas usam maquiagem para esconder. Entretanto, para poupar trabalho e melhorar a autoestima, há quem prefere uma solução de médio a longo prazo.

O que é o Ácido Hialurônico 

É um produto feito pelo organismo de forma natural, que serve para manter a hidratação. Portanto, quando o corpo diminui a quantia da substância, surgem mais rugas e “defeitos” nos rostos.

Para lidar com esses problemas, o campo da estética investiu em técnicas para aplicar o item. Assim, ele é injetado para preencher os sulcos e disfarçar a presença de muitas veias na região das pálpebras.

O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é muito usado, porque é bastante eficaz em seu propósito. Deste modo, adiciona volume na área o que diminui o contorno aparente e hidrata o local. 

Como é feito o processo de disfarçar as olheiras

Este processo é feito através de uma injeção da substância no local onde você deseja disfarçar. Então, o método é simples e além disso, muitas clínicas estéticas ou mesmo em consultórios de médicos o oferecem.

O primeiro passo é higienizar bem o rosto e aplicar uma anestesia no local para evitar dor ou desconforto na região. Depois disso, o profissional injeta com uma agulha bem fina o ácido abaixo dos olhos.

Após isso o médico faz uma massagem no lugar para espalhar o produto de modo homogêneo. Portanto, o ácido não deve chegar a camadas fundas, para conseguir nivelar a superfície sem gerar danos. Por fim, é feita uma compressa de gelo para diminuir o inchaço.

Todo o processo dura cerca de 10 minutos, mas depois irá sentir uma sensação um pouco incômoda no setor. Assim, alguns pacientes podem ter desconforto ao piscar nas primeiras horas.

Recuperação e resultado

A recuperação do preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é rápida. No começo é normal ficar um pouco vermelho e as marcas de onde a aplicação é feita se mantém evidente. 

Nos primeiros dias a região vai se manter inchada e com tons roxos. Mas, depois o resultado costuma ser uma melhora entre 80% e 90% e ele aparece logo na primeira semana e melhora com o passar do tempo. 

Depois de uma ou duas semanas da aplicação do produto é necessário fazer retoques. Dessa forma, com o passar dos dias, quem fez o processo, vai notar uma melhora na textura da pele e a região fica mais clara. 

Desvantagens do processo

Seu efeito é temporário, então com o passar do tempo a substância é absorvida pelo organismo. Portanto, é preciso repetir o método ao menos uma vez por ano, além disso, pode formar colágenos onde ele foi aplicado.

Qual a média de valor do procedimento estético

O preço varia de acordo com cada clínica, região e profissional. Por isso é bom pesquisar sobre as opções do local onde estiver. Mas, além do valor, lembre-se de procurar saber mais sobre os trabalhos dos dermatologistas e os resultados de seus problemas. 

A outra questão que deve ser explorada é se o local segue as exigências da Anvisa e oferece todos os cuidados. Isso serve para evitar que problemas como infecções ocorram no seu procedimento e garante a segurança mais eficaz.

Quanto tempo dura o efeito

Um preenchimento de olheiras com ácido hialurônico não é um processo para a vida toda. Dessa forma, o seu tempo médio é de 12 à 24 meses, este prazo vai depender do paciente e do profissional que fez a técnica.

Algumas pessoas têm um organismo mais lento que vai sintetizar o produto depois de um período longo. Então, é difícil apontar a época exata em que a substância vai sumir do seu rosto.

É importante lembrar que a manutenção do processo deve ser feita sempre que houver necessidade. Mas, é crucial ter cuidado, para não exagerar na frequência e causar danos sérios ao seu rosto.

Os riscos de fazer preenchimento de olheiras com ácido hialurônico 

A substância aplicada é natural e já existe em nossa pele, por isso o preenchimento é muito seguro. Portanto, injetar algo tão próximo ao olho sempre traz muitos riscos se for feito por um profissional que não tenha qualificação.

É importante ficar atento aos sintomas após fazer o processo para identificar manchas roxas e inchaço fora do local. Dessa forma, converse com o seu dermatologista para tirar qualquer uma das suas dúvidas.

O maior risco que você irá sofrer é não gostar do resultado final depois de fazer a técnica. Por isso, peça para o profissional te ajudar a entender como ele será antes de tomar a sua decisão final.

Quais cuidados tomar depois que fizer o processo

As pessoas que fazem preenchimento de olheiras com ácido hialurônico precisam ter uma boa rotina de cuidado. Assim, mantenha ao longo do dia a higiene com ações simples como:

  • Lave bem o rosto ao acordar e quando for dormir;
  • Tirar a maquiagem antes de dormir;
  • Proteja a área do sol;
  • Use creme anti-idade;
  • Evite o uso de drogas;
  • Beba bastante água;
  • Coma de forma saudável;
  • Tenha um cotidiano com cuidados.

Estas práticas são simples e vão fazer muita diferença para quem quer preservar o resultado ao máximo. Porque, com essas técnicas, irá evitar rugas, linhas de expressão e flacidez.

O procedimento estético é um dos mais comuns que as clínicas de dermatologia realizam hoje em dia, então, ele é bastante seguro. Mas deve ser feito por um profissional qualificado e certificado para garantir um bom resultado final.


Comentários