ortoceratologia

Veja os benefícios e quem pode fazer o método da ortoceratologia nos olhos

A ortoceratologia é uma técnica que crianças podem fazer para corrigir a miopia. Além do mais, não é cirúrgica e nem causa dores no paciente. Por isso, este artigo vai te mostrar como ela funciona e quais seus benefícios. 

O que é Ortoceratologia?

É uma nova técnica que tem o objetivo de corrigir a miopia e o astigmatismo. Com isso, o tratamento acontece durante a noite enquanto a pessoa dorme. Assim, quando o paciente acorda ele retira as lentes que fazem a correção.

Não é necessário o uso de óculos, muito menos lentes de contato com a Ortoceratologia. Então, ao longo do dia, quem faz esse processo consegue uma boa visão. 

Algumas pessoas não conseguem resultados imediatos em apenas um dia. Por isso, precisam de mais de uma lente para tratar do problema. Também, usam-na por mais tempo do que apenas 24 horas.

Quando surgiu

Surgiu na década de 60 nos Estados Unidos, mas não teve resultados na época. Mas, na década de 90 os pesquisadores retomaram os estudos. Então, com o avanço da tecnologia eles conseguiram efeitos melhores e mais efetivos.

Como funciona a Ortoceratologia

O tratamento acontece com dispositivos ópticos parecidos com lentes de contato. Além do mais, eles fazem seu processo durante a noite. Logo, moldam o formato dos olhos para retirar por um tempo os distúrbios da visão.

Durante o sono, o dispositivo faz um tipo de pressão negativa nos olhos. Logo, consegue tornar plana a região central do globo ocular. Com isso, a ortoceratologia é reversível e você consegue ver os resultados de maneira gradativa.

Quem usa tal recurso consegue ficar até 60 horas seguidas enxergando bem. Dentro dessa realidade, sem precisar de outros processos. Logo, é positivo para quem não gosta das armações com grau.

Já é um procedimento autorizado pela agência americana. Mas, alguns estados brasileiros já fazem esse processo em alguns pacientes. Sobretudo em crianças que fazem esportes e possuem miopia.

Quem pode fazer 

Pesquisadores desenvolveram a ortoceratologia para crianças. Posto que os menores não podem fazer as cirurgias refrativas para corrigir miopia e astigmatismo. Mas, todas as pessoas que não podem realizar o processo cirúrgico podem fazê-la.

A partir de 12 anos os oftalmologistas já podem indicar esse recurso terapêutico. Aliás, o tratamento serve para pessoas com grau de miopia até 4,5. Além disso, para realizá-lo o astigmatismo precisa ter no máximo 1,5 graus.

Foto: crianças podem fazer ortoceratologia

Contraindicações do método

Pacientes que passaram por cirurgias refrativas não podem usar esse dispositivo. Sobretudo, caso algum grau residual reste no indivíduo. Além disso, quem tem ceratocone também não pode fazer o tratamento.

Durante todo o processo é importante o acompanhamento de um profissional. Isso porque, ele vai se certificar de que os seus olhos permaneçam saudáveis.

Benefícios 

Existem muitos benefícios para quem faz o método de correção da miopia. Então, veja quais são esses pontos positivos:

  • É uma alternativa que não necessita de cirurgia;
  • Possui poucas ou nenhuma complicação;
  • Não é efetivo, pode haver reversão;
  • Controla e reduz a miopia.

Supere a miopia

Você já percebeu que o procedimento tem muitos benefícios para quem deseja fazer. Então, basta consultar o seu oftalmologista e saber se você pode ou não realizá-la. Assim, com a ortoceratologia pode se livrar do uso de óculos e lentes de contato.


Comentários