Abril Marrom – Conheça as doenças que podem causar cegueira

Abril Marrom é a campanha de conscientização e prevenção à cegueira. De acordo com dados da ONU, são mais de um milhão de brasileiros afetados pela cegueira e uma boa parte desses casos poderia ser evitada.

Isso porque, muitos casos de cegueira são causados por doenças que poderiam ter tratamento ou prevenção, com os exames e cuidados adequados.

O que é o Abril Marrom?

Assim como todo mês tem uma campanha relacionada à saúde e bem-estar, a deste mês é a Abril Marrom, que tem como foco a prevenção da cegueira.

O número de pessoas que sofrem com a cegueira no Brasil é muito alto e uma boa parte, é decorrente de doenças evitáveis. A campanha deste mês vem como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos olhos.

Doenças que podem causar a cegueira

Como já dito, existem algumas doenças que podem causar a cegueira, mas que com os cuidados certos, podem ser evitadas. Confira as principais:

Glaucoma

O Glaucoma é o aumento da pressão intraocular, que acaba causando lesões no nervo óptico e é uma das principais causas da cegueira.

Ele geralmente é assintomático nos primeiros estágios e só é detectado em exames oftalmológicos que conferem a pressão do olho. Essa doença acontece, normalmente, em pessoas com mais de 40 anos de idade, hipertensos, diabéticos ou pessoas com histórico familiar.

Retinopatia diabética

Essa é uma doença que, como o próprio nome sugere, acomete pessoas que sofrem com diabetes. Ela é causada pela alta concentração de açúcar nos vasos sanguíneos da retina.

Por isso, é essencial que diabéticos façam acompanhamento constante com um oftalmologista, além de tomar remédios para controlar a diabetes.

Degeneração macular

O DMRI, como também é conhecida essa doença, é o comprometimento da mácula, causado, principalmente, pelo envelhecimento. A evolução da Degeneração Macular, causa a perda progressiva da visão.

Catarata

Já a Catarata é uma doença super comum de evolução lenta, que atinge o cristalino, deixando-o opaco e, consequentemente, comprometendo a visão. 

Além disso, outros sintomas comuns na catarata são a sensibilidade à luz e visão dupla.

Como prevenir a cegueira?

Foto: Canva

Agora que você já conhece algumas das principais doenças que podem causar a cegueira, fica mais fácil entender como preveni-la.

Confira algumas dicas:

  • Vá às consultas de rotina com o oftalmologista – é importante que você vá ao oftalmologista com frequência e faça todos os exames indicados 
  • Tenha uma alimentação saudável – adote uma alimentação rica em Vitaminas C e E, luteína e ômega 3
  • Proteja os olhos da luz excessiva – use bons óculos de sol, além de boné, quando ficar exposto ao sol
  • Não leve as mãos sujas aos olhos – quando você passa as mão sujas nos olhos, pode estar levando até eles bactérias e fungos que podem afetar a visão
  • Cuidado com colírios – use apenas colírios receitados pelo médico. Os olhos são muito sensíveis, por isso precisam de todo o cuidado
  • Procure ajuda médica em caso de incômodo – se você sentir dificuldade para enxergar ou algum outro incômodo na visão, busque urgentemente um oftalmologista

Sua visão merece todos os cuidados!


Comentários