dia mundial da visão

Dia mundial da visão – conheça alguns hábitos que você precisa ter

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Visão, mais uma data que vem com intuito de relembrar e, mais do que isso, reforçar a importância dos cuidados com seus olhos, uma bandeira que nós, da NewLentes, sempre levantamos.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas e truques de cuidados com a sua visão, que você precisa começar a seguir.

Mas antes, que tal conhecer um pouco mais sobre essa data e a campanha que gira em torno dela?

O que é o Dia Mundial da Visão?

Bom, o Dia Mundial da Visão é comemorado toda segunda quinta-feira do mês de Outubro e foi instituído pela International Agency for the Prevention of Blindness, a IAPB. 

Como a gente já disse aqui, o objetivo da campanha é dar mais foco aos cuidados com os olhos, afinal, eles são órgãos extremamente expostos, delicados e que precisam de toda atenção. Por isso, prevenir é essencial. E quando o assunto é prevenção, as visitas regulares ao oftalmologista não podem ser deixadas de lado.

A importância da prevenção

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum distúrbio da visão. E desses, 60% poderiam ter sido evitados.

Por isso a prevenção é tão importante. Pensando nisso, separamos  alguns cuidados preventivos, que vão te ajudar muito a manter sua saúde ocular sempre em dia.

1 – Se atente ao sono

Assim como é com o resto do corpo, para seus olhos ficarem 100% é importante dormir bem. O indicado são 8 horas diárias e bem dormidas. 

Quando não dormimos direito, o corpo fica cansado e, por consequência, os olhos também. E aí é comum surgir a vermelhidão ocular e inchaço.

2 – Tenha uma alimentação saudável e balanceada

Aquele famoso ditado “você é o que você come” é bastante real. A verdade, é que seguir uma alimentação saudável e com todos os nutrientes necessários, ajuda a manter sua visão em dia,

Vegetais verdes escuros são ótimos para a saúde ocular, porque são ricos em vitaminas benéficas para a retina.

3 – Cuidado com a alta exposição às telas 

Esse é um ponto que a gente sempre fala aqui no blog. A exposição exagerada às telas é muito prejudicial para a saúde dos seus olhos.

A gente sabe que muita gente trabalha em frente aos computadores e celulares e fica difícil de evitar. Nesses casos, o ideal é, sempre que der, tirar um pouco os olhos do computador e olhar para longe para descansar a vista. 

Além disso, nos momentos de folga e lazer, procure fazer outras coisas que não precisem das telas.

4 – O óculos de sol é seu aliado

Tomar sol é uma delícia, além de que faz muito bem para a saúde, mas se proteger é essencial. Isso porque, ele emite os raios UV, que podem ser muito prejudiciais para você e para os seus olhos.

Por isso, é muito importante usar óculos escuros, claro, sempre com a proteção adequada. Eles vão proteger seus olhos de doenças como a catarata precoce e outros problemas degenerativos na retina.

5 – Cuidado com os colírios

O uso de colírios é extremamente comum e até saudável, principalmente no inverno, quando o tempo é mais seco. Porém, é importante que seja com prescrição médica.

Pegar um colírio qualquer no armário e achar que ele vai fazer bem para sua visão é um perigo. Por isso, se sentir a necessidade de colírio, busque um oftalmologista.

6 – Nunca compartilhe maquiagem

Maquiagem é um cosmético de uso pessoal. Quando você compartilha com alguém, principalmente as maquiagens para olhos e boca, você pode levar bactérias e microrganismos de uma pessoa para outra.

7 – Nunca durma com maquiagem

Esta é outra dica relacionada às maquiagens. Se você acha que dormir com maquiagem faz mal apenas para a pele, está bem enganado. Os olhos também podem ser prejudicados. 

Isso acontece, porque alguns resquícios dos cosméticos podem acabar entrando nos olhos e machucando.

8 – Vá regularmente ao oftalmologista

E para finalizar vai uma dica que, apesar de muito falada, é sempre importante reforçar: vá todos os anos ao oftalmologista.

Ir regularmente ao médico, é essencial para garantir que sua visão está saudável. Além disso, ele saberá sempre indicar as melhores recomendações. 

Aprenda mais:

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando para mais!


Comentários