Olho de homem em preto e branco

Bolha de água nos olhos: o que é a quemose, sintomas e tratamentos

A quemose pode parecer um bicho de sete cabeças, algo de outro mundo, mas a verdade é que o tratamento, se realizado da maneira correta, é bem simples e rápido

Tempo de leitura: 2:40 min

Imagina acordar um dia, sentir uma sensação estranha nos olhos e quando você olha no espelho vem o baque: tem uma bolha de água dentro do seu olho. Essa é uma situação comum entre quem contrai a quemose. Você já ouviu falar dela?

Bom, para entender o que ela é , quais as causas e tratamentos, você vai ter que ler a matéria toda. Mas já adianto que essa doença é bem mais simples do que parece, se for tratada da forma certa.

O que é a quemose?


A quemose é uma inflamação nos olhos, que causa o inchaço da conjuntiva, a membrana transparente e fina que recobre o globo ocular. 

Como resultado disso, ocorre o acúmulo de água sob a pálpebra e na superfície ocular, criando uma espécie de bolha de água nos olhos.

O que causa a quemose?


Não existe apenas uma causa de quemose, muito pelo contrário, ela pode ser alérgica – que é a mais comum – ser ocasionada por bactérias ou vírus, ou decorrente de cirurgias e hábitos errados, como coçar os olhos excessivamente. 

No caso da quemose alérgica, produtos como cremes, protetores solares, cosméticos e maquiagens, podem ser os agentes causadores. Por isso, durante a rotina de skincare e na hora de se maquiar, todo cuidado é pouco e a atenção deve ser redobrada para garantir que seus olhos estejam sempre saudáveis. 

Como prevenir?


A principal dica para evitar a quemose é bem básica e quase óbvia: a higiene. Adquirir hábitos como lavar as mãos bem as mãos antes de levá-las aos olhos, já é meio caminho andado na prevenção da doença.

Além disso, é importante evitar ficar coçando os olhos excessivamente e como já disse antes por aqui, cuidado na hora de passar creme ou maquiagem nas regiões próximas aos olhos. 

Outro ponto que não dá para esquecer é que a sua maquiagem é só sua e não deve ser compartilhada.

Quais os sintomas?


Agora que você já entendeu o que é a quemose, quais as causas e como preveni a bolha de água no olho, é hora de conhecer os sintomas, afinal, ficar atento a eles é o primeiro passo para diagnosticar a doença rapidamente e realizar o tratamento precoce. 

Então vamos lá:

  • Coceira nos olhos;
  • Vermelhidão ocular;
  • Sensação de cisco nos olhos;
  • Dificuldade para fechar os olhos, por conta do inchaço. 

Como tratar quemose no olho?


Se você acha que está com quemose, não adianta querer tratar em casa, isso pode até piorar seu quadro, que pode não ser quemose de fato. Por isso, vá ao oftalmologista e ele te indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Se for uma quemose alérgica, provavelmente o médico indicará um colírio antialérgico, repouso e compressas geladas para aliviar os sintomas.

Já nos casos bacterianos, virais e pós-operatórios o tratamento é diferente. Provavelmente serão receitados colírios  e outros medicamentos próprios para cada caso.

Encontre produtos para sua saúde visual aqui na NewLentes!

Qual a diferença entre a quemose e as alergias comuns?


Geralmente, nos casos alérgicos comuns, o inchaço é na pálpebra, a parte externa do olho. Enquanto na quemose alérgica o que incha é a parte branca do olho, que fica com uma textura próxima a de uma gelatina.

Você já conhecia essa doença? Se essa matéria te ajudou ou foi útil por algum motivo, compartilhe com seus familiares e amigos.


Leia também:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *