Conheça tudo sobre a xeroftalmia
A Xeroftalmia é uma doença que causa um ressecamento nos olhos, e também é conhecida como queratomalacia. Ela pode causar diversas complicações mais graves se não for cuidada da forma correta.
Foi criado esse artigo então, para você conhecer todos os detalhes sobre essa doença, e saber como manter a saúde dos olhos. No final desta leitura, você saberá como se prevenir e como agir caso ela ocorra com você ou com seus conhecidos.
O que causa a Xeroftalmia
A falta de vitamina A no organismo causa essa doença. O consumo dela na alimentação então é fundamental. Porém, há casos onde existe a restrição dessa vitamina na dieta. Assim, é fundamental ingerir suplementos que contém esse nutriente.
Além disso, uma outra possível causa, é o uso inadequado de contato, a má higienização dos produtos de maquiagens e lentes de óculos com pouca qualidade.
O que é a vitamina A
Essa é uma vitamina que tem como função manter a saúde da pele, dos cabelos e da visão. Além disso, ela também ajuda no fortalecimento imunológico e no bom funcionamento dos órgãos reprodutores. Ela pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, como:
- óleo de fígado de bacalhau
- Fígado de vaca grelhado
- queijo cottage
- manteiga com sal
- ovo cozido
E também nos de origem vegetal:
- Cenoura crua ou cozida
- Batata doce
- Espinafre
- Manga
- Pimentão cozido
A importância da vitamina A para a visão
Essa vitamina é extremamente importante para a visão, pois protege a córnea. Essa por sua vez, tem a função de concentrar e transmitir a luz que entra na retina.
Quando essa vitamina é pouco consumida, você pode desenvolver alguns problemas de saúde. Além disso, a falta desse nutriente também pode vir a aparecer doenças mais graves como a Xeroftalmia.
Quais os sintomas da doença
Os sintomas de muitas doenças oculares podem ter sintomas semelhantes. Dessa forma, é fundamental o exame para a confirmação do que realmente se trata. Caso você perceba então algum incômodo nos olhos, não demore a procurar um oftamologista.
Fique atento(a) nos seguintes sinais da xeroftalmia:
- Vista cansada
- Vista turva
- Sensação de areia nos olhos
- Manchas acizentadas
Como curar da xeroftalmia
A xeroftalmia tem cura, porém, é fundamental que você não demore a procurar por ajuda. Pois, quanto antes você iniciar o tratamento de forma correta, menor a chance dessa doença se tornar mais grave.
Para o tratamento, inicialmente, é colocado na dieta alimentos ou suplementação com a vitamina A. Quando existem lesões na córnea por sua vez, será receitado um antibiótico para essa infecção para evitar maiores complicações.
Prevenção da doença
A vitamina A também é fundamental para sua prevenção. Visto que assim, uma boa alimentação é essencial para a saúde.
Além disso, alguns hábitos são importantes e podem ser utilizados para evitar o ressecamento dos olhos, como:
- Ficar muito tempo em celular e computadores
- Usar lentes de contatos por muito tempo
- Utilizar óculos com lente de má qualidade
- Cuidar das lentes de forma correta
- Evitar locais de clima seco
Existem pessoas que correm um risco maior, em desenvolver a xeroftalmia, são aquelas que possuem:
- Doenças no fígado
- Fibrose cística
- Consumo excessivo de bebidas alcóolicas
- Diarréia crônica
A xeroftalmia e o cuidado com os olhos
A xeroftalmia portanto, é uma doença muito invasiva que pode ser evoluída para algo ainda mais grave. Porém, vimos aqui que existe cura e métodos para sua prevenção.
Aproveite as informações deste artigo, e saiba a importância de alguns hábitos do cotidiano, desde os óculos de sol, maquiagens e alimentação rica em vitamina A. Assim, você poderá se prevenir e se cuidar da forma correta.
Deixe um comentário