pincel de make sujo

Pincel de make sujo pode causar infecção nos olhos?

Um pincel de make sujo pode causar diversos problemas. Pois, essa ferramenta junto com as esponjas acaba acumulando resíduo e poeira. Logo, acabam representando um risco para a pele e para os olhos.

Como dermatites e irritação, devido a sujeita ali acumulada. Por outro lado, o acabamento da sua maquiagem acaba não tendo o efeito esperado. Por isso, realizar a limpeza é fundamental.

Entenda mais sobre os perigos que esses materiais sujos causam. Aliás, conheça o caso da modelo que teve infecção nos olhos por isso. Além disso, confira o passo a passo que ensina como limpar estes acessórios de make. Enfim, saiba tudo logo a seguir.

Pincel de make sujo: os cuidados necessários

A maquiagem é o item mais comum de ser encontrada em bolsas femininas. Afinal, é o melhor aliado das mulheres na hora de esconder as imperfeições da face. Contudo, algumas atenções devem ser dadas a esses objetos de beleza.

O que é o caso dos pincéis e das esponjinhas. Então, para arrasar na textura e finalização da make, essas ferramentas precisam ser higienizadas corretamente. Pois, esses materiais contaminados favorecem problemas como:

  • Alergias oculares;
  • Olhos irritados;
  • Dermatite;
  • Surgimento de cravos e acnes.

Para evitar essas situações, limpe seus instrumentos após a utilização. Ou a cada quinze dias. Desse modo, esfregue as cerdas de forma suave, sem embaraçar. Inclusive, deixe-os secar ao sol de ponta cabeça.

Ao higienizar o pincel de make sujo use produtos ideias para isso e água morna. Aliás, o shampoo neutro infantil também serve, porque não possui parabenos.

Os dermatologistas recomendam o uso de pincéis invés de esponjas. Pois, as mesmas acumulam mais bactérias.

É indicado guardar esses materiais em ambientes limpos. Portanto, mantenha-os longe de documentos e dinheiro, por exemplo. Porque são objetos de fácil contaminação.

3 motivos para você higienizar os seus pincéis de maquiagem

Caso ainda tenha dúvidas sobre a importância da limpeza desses acessórios, confira mais algumas razões.

Pode conter fungos e bactérias

Quando ficam longos períodos sem higienização, esses utensílios viram o local perfeito para esses patógenos. Desse modo, pode ocorrer infecções na pele e nos olhos.

Os especialistas recomendam lavar os pincéis a cada uso. Inclusive, pelo menos uma vez por mês, o mesmo deve ser limpo com:

  • Sabão;
  • Ou shampoo neutro.

Pincel de make sujo favorece o surgimento de cravos e acnes

As vantagens de uma maquiagem bem feita é realçar a beleza e esconder as imperfeições. Contudo, a falta de higiene com os materiais piora as coisas. Pois, isso acaba inflamando os poros e causando o aparecimento de cravos e espinhas.

Os pincéis para base em especial, devem ser limpos com álcool isopropílico. Assim, basta colocá-los em um borrifador e jogar sobre os acessórios. Aliás, para disfarçar o cheiro forte do produto, você pode acrescentar um aromatizante.

Conserva seus materiais por mais tempo

Nada dura para sempre, principalmente os pincéis de make. Então, conservá-los ao máximo é o objetivo. Entretanto, sua vida útil pode ser reduzida quando eles não são limpos.

Outro detalhe é que também economiza no produto. Afinal, o pincel sujo faz com que você tenha que passá-lo várias vezes sobre a sombra ou base. Além disso, a maquiagem acaba ficando sobrecarregada e com um acabamento pesado.

Pincel de make sujo: não empreste seus utensílios de make

É importante ter os seus próprios acessórios. Portanto, evite ao máximo, utilizar os de outra pessoa ou emprestar os seus. Pois, isso aumenta as chances de desenvolver infecções como:

  • Herpes;
  • Foliculite;
  • Conjuntivite.

Compartilhar batom com alguém eleva a possibilidade de herpes. Por outro lado, emprestar rímel ou delineador, que são makes para os olhos, também podem causar problemas. Por exemplo, terçol e tracoma.

Quando for ao salão de beleza, a recomendação é que você leve seus materiais. Porque, mesmo que não tenha pincel de make sujo por lá, é melhor se prevenir.

Outro grave problema é usar cosméticos com validade vencida. Assim, os médicos explicam que há algumas substâncias importantes na composição desses produtos.

São elas que bloqueiam a propagação de fungos e bactérias. Porém, após o prazo de validade, essa característica é perdida. Ou seja, você fica sujeito a infecções bacterianas, como aconteceu com a modelo australiana.

Anthea Page teve uma grave infecção no olho. A partir disso, ela usou as redes sociais para conscientizar as pessoas.

Para que as medidas de higiene na hora da maquiagem sejam levadas mais a sério. Principalmente, quanto a pincel de make sujo e demais itens.

Make muito carregada pode desenvolver problemas de visão

O uso em excesso permite algumas inflamações na região ocular. Por exemplo, a blefarite. Portanto, essa condição é suscetível em pessoas de pele oleosa. Além disso, também é comum em indivíduos que tenham caspa e olhos secos.

A maioria possui bactérias na pele próxima aos cílios, devido à alta oleosidade. Inclusive, em geral, esse problema causa apenas leves irritações.

Quando ela vem acompanhada de ardência e sensação de areia nos olhos, é mais grave. Logo, veja a seguir os principais sintomas dessa inflamação:

  • Fotofobia ou sensibilidade à luz;
  • Coceira;
  • Sensação de queimação;
  • Olhos inchados;
  • Visão turva.

Sem o tratamento adequado, a pálpebra pode continuar inflamada. A partir disso, os cílios vão ficando mais finos e fracos a ponto de caírem.

Pincel de make sujo: como tratar esse problema?

Com remédios corticoides, antibióticos e lágrimas artificiais. Contudo, o acompanhamento oftalmológico é fundamental. Bem como, as seguintes precauções:

  • Enquanto estiver desconfortável, evite usar maquiagem;
  • Realize compressas quentes nas pálpebras, de duas a três vezes por dia;
  • Faça movimentos circulares na horizontal no local, duas vezes por semana;
  • Lave as pálpebras diariamente com uma solução específica para a doença.

Dicas de como higienizar seus pincéis de maquiagem

Uma sugestão dada por especialistas é possuir mais de um kit desses acessórios. Dessa forma, você pode alternar o uso entre eles. Por fim, confira abaixo o passo a passo para realizar seu ritual de limpeza:

  • Pegue o pincel de make sujo e molhe em água morna;
  • Use uma bacia com água e coloque uma colher de shampoo;
  • Deixe os pincéis ali, enquanto os esfrega com cuidado;
  • Enxágue bastante;
  • Tire a umidade em excesso com toalha de papel;
  • Deixe-os secar sobre uma superfície plana.

Agora você já sabe o que fazer com seus utensílios de maquiagem sujos. Portanto, siga o passo a passo e evite quaisquer problemas de visão.


Comentários