Óculos fundo de garrafa: será que ainda fazem parte da moda e estilo?
Pessoas com alterações visuais há alguns anos atrás utilizavam óculos fundo de garrafa. Ou seja, era muito comum você encontrar um amigo usando esses óculos. Logo, em muitos casos infelizmente era motivo de chacota e constrangimento.
Hoje em dia não é tão comum encontrar esses modelos circulando por aí. Afinal, muita coisa mudou e as tecnologias avançaram.
Óculos fundo de garrafa: quando é ou era utilizado?
Você que nunca utilizou óculos ou utilizará pela primeira vez já deve ter se perguntado. Afinal, esses óculos fizeram parte da vida de muita gente na infância e adolescência. Além disso, era comum vermos também em filmes e séries.
Os óculos fundo de garrafa era recomendado nas seguintes situações:
- Miopia: perda de foco da visão;
- Hipermetropia: perda de foco da visão para perto;
- Astigmatismo (associado a alguma outra alteração): distorção da visão para perto e longe.
Nos casos citados acima, muitas vezes, faz-se necessário o uso de óculos. Bem como, que estes tenham alto grau e que muitos já associam a lentes grossas. Porém, lembre-se sempre de ir ao oftalmologista e seguir as recomendações médicas.
É possível ter óculos com índice alto de grau e lentes mais finas?
Saiba que a resposta é sim, principalmente devido aos avanços tecnológicos. Ou seja, hoje em dia você pode fazer óculos com lentes finas e estilosas. Porém, alguns critérios devem ser considerados antes da compra, como:
- Material para confecção das lentes: observe o índice de refração;
- Esfericidade: lentes esféricas (mais arredondadas) ou asféricas (mais planas);
- Lentes: monofocal, bifocal ou multifocal (dependerá da alteração ocular);
- Armação observar: material, aro, tamanho, modelo.
Opte sempre por modelos que atendam às suas necessidades. Além disso, o que pode ajudar na hora da escolha: gênero e formato do rosto. Ou seja, características que podem te ajudar a escolher um modelo que seja confortável.
Embora não sejam óculos fundo de garrafa, eles devem atender às suas necessidades. Logo, as lentes devem corrigir a alteração visual, ser confortável e seguir as recomendações médicas.
Você tem outras opções além dos óculos
Com os avanços na medicina e pesquisa diversos são os tratamentos disponíveis. Logo, podemos dizer adeus aos óculos fundo de garrafa. Atualmente, há várias maneiras de fazer correções oculares. Por exemplo, uso de lentes de contato e cirurgia.
As lentes disponíveis no mercado são específicas para cada tipo de problema ocular. Logo, você pode optar por lentes coloridas ou naturais. Além disso, são discretas e em alguns casos mais confortáveis que os óculos.
A cirurgia é recomendada por especialistas na área. Ou seja, vários fatores são considerados pelo médico antes de sugerir a cirurgia. Logo, é fundamental conversar com o oftalmologista sobre essa opção e se é viável realizá-la.
Para qualquer opção citada acima siga sempre as recomendações e prescrições médicas. Afinal, ir regularmente ao médico é fundamental para a saúde ocular e melhora da visão.
Os óculos nunca saem de moda
Saiba que mesmo com tantas opções os óculos nunca saem de moda. Logo, escolha aquele que te agrade e seja confortável. Afinal, eles te acompanharão por várias horas do dia, e conforto é essencial.
Outra opção são os óculos escuros, que protegem e dão um destaque ao look. Afinal, todos queremos manter a saúde dos olhos em dia com estilo e beleza.
O adeus aos óculos fundo de garrafa só foi possível com os avanços tecnológicos. Ou seja, fará parte da história da vida de muitas pessoas. Bem como, tornou possível novas descobertas e melhora da visão de muita gente.
Deixe um comentário