Buraco macular pode causar perda da visão central
O buraco macular ocorre no miolo da vista, e há muitas causas para isso. Portanto, fique atento a inflamações e pancadas.
A retina é importante, porque permite visualizar os detalhes, se por acaso ocorrer algum afastamento não será mais possível enxergar pontos nítidos.
O que é buraco macular e como ele se desenvolve no olho?
Esta doença surge na mácula da retina que aparece no meio da visão. Assim,a mácula dos olhos é um local que dispõe a visualização dos detalhes com clareza. Dessa forma, o campo visual fica prejudicado.
Uma inflamação ou algum acidente que acarretado por uma batida pode surgir o buraco. Assim, o vítreo composto gelatinoso que fica no globo ocular se afasta da retina causando perda da visão parcial.
A partir dos 60 anos, homens e mulheres são alguns dos principais fatores para ter essa doença. Além disso, é comum ocorrer essa falha nas camadas da retina em um dos olhos, que origina a perda dessa visão central.
O mapeamento da retina
Esse exame de mapeamento é usado pelo médico para identificar alguma alteração na retina. Contudo, é avaliado nesta análise as pessoas que possuem grau elevado de miopia, porque são mais propensos a esta doença.
Para a técnica é necessário dilatar a pupila com colírio. Aliás, o descolamento de retina é comum e um dos sintomas são flash de luz. Dessa forma, o fundo do olho é todo investigado incluindo a mácula.
Como evitar a degeneração do buraco macular com alimentação?
A diminuição ou perda da visão tem várias explicações, entretanto quando se trata se buraco macular é possível auxiliar a saúde com alguns alimentos.
Uma alimentação natural ajuda em qualquer tipo de problema de saúde. Bem como, a degeneração macular, mesmo que não possua nenhum tipo de prevenção comprovada. Então, veja a seguir como melhorar a nutrição dos olhos:
- Peixes – fonte de ômega 3 que nutre as células;
- Ovos – fonte de proteína que aumenta densidade ótica;
- Tomate – alto nível de licopeno que reduz o risco de cegueira.
Algumas doenças não evitam-se, porém a precaução torna-se um forte aliado contra os sintomas que apresentam. Assim é possível interferir no progresso de uma doença.
Exames que detectam o buraco macular
Os exames que revelam a doença com eficiência são: mapeamento da retina ou fundo de olho ou fundoscopia, tomografia do olho ou OCT que constata mais detalhes na retina.
Confira os pacientes que precisam manter em dia esse exame, por fazerem parte do grupo de risco:
- Glaucoma;
- Diabetes;
- Miopia;
- Hipertensão.
Ambos possuem a dimensão da gravidade por meio do resultado que obterão. Portanto, podem se preparar melhor para o tratamento.
Qual o melhor método para cuidar do buraco macular na retina?
A única solução para fechar o burado macular é cirúrgico, onde é implantado um gás dentro do globo ocular.
Dessa forma, o pós cirúrgico deve manter a cabeça parada na mesma posição, senão o fechamento da mácula não finaliza-se de maneira correta.
Entre os sintomas que antecedem a percepção da doença estão: imagens distorcidas, vista embaçada e enxergar torto. Além disso, é importante ficar de olho caso a doença for avançando para não ocorrer piora e não chegar a uma mancha no campo de visão.
Então, cuide da mácula
Não existe prevenção para o buraco macular, além da cirurgia. Assim, mesmo sem prevenção determinada deve-se manter um cuidado para evitar uma piora.
Manter as consultas ao oftalmologista regular ajuda no autocuidado. Ainda mais, em alguns casos específicos que fazem uma supervisão mais de perto. Portanto, não descuide da visão, ela é única.
Deixe um comentário