Existe um universo de mitos quando o assunto é o uso de lentes de contato e estamos aqui para falar de alguns deles para que você fique mais antenado sobre o assunto… vamos lá!

 

5 mitos e verdades sobre lentes de contato

 

 

Todo mundo pode usar lentes de contato?

A partir da adolescência sim, pois trata-se de um produto contraindicação até que seu oftalmologista fale o contrário. Lembrando que uma loja especializada poderá te atender perfeitamente no processo de uso de lentes de contato, no ensino de manuseio e higienização com a solução de limpeza por exemplo, mas somente o oftalmologista é o responsável pela saúde dos seus olhos, portanto em caso de dúvida, consulte-o.

 

Existe lado certo para as lentes de contato?

Sim, as lentes têm o lado certo conforme imagem abaixo. Costuma-se dizer que quando elas estão do avesso, parece como se fosse um prato raso. Já no lado certo, um prato fundo. A imagem representa melhor, afinal uma imagem vale mais do que mil palavras rsrs.

 

Lado certo da lente de contato

 

Obs: além disso existem as lentes que são para o olho esquerdo e olho direito, mas isso só muda se a pessoa tem grau diferente entre os olhos, ou seja, o grau é o indicador se deve ser olho direito ou esquerdo pois as lentes de contato neste caso não existem lados.

 

É permitido dormir com as lentes de contato?

Depende da lente, pois algumas lentes descartáveis informam que sim, porém não recomendamos esta prática uma vez que os olhos precisam “respirar” e “descansar”. Uma pequena cochilada não irá fazer mal algum claro, mas esta situação costuma ressecar as lentes e ao acordar poderá sentir um leve desconforto. Para este assunto, é recomendado sempre consultar o oftalmologista.

 

Melhor não dormir com a lente de contato

 

Posso usar lentes de alguém com o mesmo grau que o meu?

Não. Existem diversas doenças que podem ser transmitidas pelas mucosas do corpo e trata-se de um produto de higiene pessoal, portanto não pode compartilhar o uso mesmo que a outra pessoa tenha o mesmo grau ou queira mudar a cor dos olhos com as famosas lentes de contato coloridas.

 

Posso ir à piscina usando lentes de contato?

Não é aconselhável o contato com a água, pois pode ocorrer contaminação por uma ameba ou protozoário e com isso, causar uma infecção aos olhos. Além disso, o contato com a água pode danificar as suas lentes de contato e causar irritação.

 

Evite usar as lentes de contato na piscina

 

Lembre-se: Troque suas lentes de acordo com as especificações, mantenha-as as lentes e o estojo de armazenamento higienizados, não use lentes de contato de ninguém e nunca use nada além das soluções indicadas para limpeza e enxágue. Seguindo estas dicas você vai aproveitar bem mais as suas lentes de contato e ter mais saúde aos seus olhos!

 

Written by newlentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *