Cuidados com suas lentes de contato

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-001-thumb-blog

Alguns ERROS que os usuários de lentes de contato cometem que são muito prejudiciais à saúde dos olhos.

Você é usuário de lentes de contato há quanto tempo? Dias? Meses ou anos? Se você respondeu anos essas dicas por mais bobas que possam parecer elas são exatamente para você! 😀 Com o passar do tempo alguns usuários de lentes de contato costumam ficar menos preocupados com a limpeza e a conservação das suas lentes. O que acontece é que com o tempo o hábito se torna quase que automático e muitas vezes diminuímos o tempo do processo acreditando que estamos sendo eficientes o suficiente quando na verdade não é isso que ocorre ou simplesmente deixamos de nos preocuparmos com alguns cuidados pelo simples fato de ter feito errado uma vez e não ter tido nenhuma reação adversa. Para entender melhor do que estamos falando segue uma lista de cuidados que você deve ter com suas lentes de contato para que você consiga manter a saúde dos seus olhos. 😉

1 – Nunca tome banho com suas lentes de contato!

Um dia você foi tomar banho atrasado para um compromisso e nem percebeu que estava de lentes. Quando lembrou já estava quase pronto ou nem se lembrou afinal as lentes já fazem parte de você! O ato de tomar banho cria a possibilidade de contaminação das suas lentes de contato, pois a água que usamos para tomar banho é uma água tratada para tal e nem para beber ela é boa, imagina para molhar suas lentes com ela. Volte a retirar suas lentes e colocá-las após o banho e se programe com os seus horários para isso. Afinal seus olhos são mais importantes não são?

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-002-thumb-blog

2 – Nunca lave suas lentes com soro fisiológico!

Apesar de ser algo (um erro) comum isso nunca foi a melhor opção para limpar suas lentes. O soro só é um composto saudável a partir do momento que ele é aberto, depois que se coloca o frasco na geladeira não é mais a melhor opção para muitas coisas, pois a sua geladeira não é para armazenar soro e sim alimentos, ou seja, não é o melhor lugar para guardar nada que você usa para cuidar dos seus olhos. O soro tem diversas utilidades e inclusive uma delas é para a limpeza de curativos e machucados, então não recomendamos seu uso para a limpeza de lentes. Suas lentes de contato devem ser limpas, enxaguadas e armazenadas com a solução de limpeza de lentes de contato pois somente ela possui a composição química ideal para a manutenção das suas lentes. Nada de soro, ok? 😉

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-003-thumb-blog

3 – Evite ao máximo usar toalhas que soltem fiapos para secar suas mãos antes de manusear suas lentes de contato!

Muitas vezes queremos usar o que têm à mão para a secagem das nossas mãos antes de manusear a lente e nem sempre temos as melhores opções por perto. Apesar de ser algo diferente de se indicar uma boa ideia é reservar uma pequena toalha para secar suas mãos sempre antes de manusear suas lentes. Essa toalha não deve soltar pelos ou poeiras de tecido. Mesmo que você não consiga ver o fiapo em sua mão você vai conseguir visualizá-los preso a sua lente quando separar ela na ponta do dedo para colocá-la em seu olho. Olhe ela contra a luz que você irá conseguir ver qualquer imperfeição ou sujeira em sua lente. Enxágue-a bem com a solução de limpeza até retirar o fiapo e coloque-a em seu olho. Existem toalhas que não soltam fiapo algum inclusive algumas toalhas de academia que são bem pequenas e absorvem bastante água ou qualquer outra toalha que não solte fiapos. Lembre-se, elas deverão estar sempre bem limpas. 😀 Esse cuidado irá evitar que entre algum corpo estranho em seus olhos, pois um simples fiapo pode causar um incômodo gigante em seus olhos gerando coceira e vermelhidão. Melhor evitar.

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-004-thumb-blog

4 – Não reutilize seu estojo de lentes.

Reutilizar um estojo de lentes de contato não é bom para suas lentes. Existem pessoas que aprenderam erroneamente que para esterilizar um estojo basta jogar água fervendo sobre ele e isso não é uma garantia de que realmente funcionou. Para esterilizar um estojo depende de outros processos que não valem a pena pois o investimento em um estojo novo começa em torno de R$2,50.

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-005-thumb-blog

5 – Não tente usar suas lentes mais que o tempo de descarte que elas possuem.

Cada lente de contato possui um prazo de descarte que é contato a partir do momento em que o frasco ou blister é aberto. A lente possui um prazo por ser um produto que depende de diversos fatores para manter sua qualidade. Um dos principais problemas é que mesmo sendo cuidadoso suas lentes irão acumular proteína fazendo com que as qualidades das suas lentes diminuam. Essa proteína acumulada começa a criar problemas para você como desconforto e vermelhidão em seus olhos e consequentemente a dificuldade para enxergar melhor. Não economize com seus olhos pois problemas muito sérios podem acontecer se você não cuidar deles corretamente.

6 – Não durma com suas lentes de contato.

Certamente alguma vez você já esqueceu que estava de lentes de contato e acabou cochilando com elas e ao acordar sentiu algum incômodo, irritação ou desconforto. Isso acontece porque o ideal é você retirar suas lentes antes de deitar ou cochilar. Apesar de toda tecnologia na fabricação das lentes os seus olhos precisam respirar e as lentes podem impossibilitar isso se usadas de maneira incorreta.

7 – Não mergulhe com suas lentes de contato.

É o mesmo risco que você corre tomando banho só que além de ter a chance de perder suas lentes ao abrir os olhos debaixo d’água isso também pode contaminar suas lentes e no futuro causar uma inflamação séria. Evite ao máximo pois toda lente de contato é um investimento.

cuidados-com-suas-lentes-de-contato-006-thumb-blog

8 – Tenha cuidado ao limpar suas lentes pois elas são sensíveis.

Tenha bastante cuidado ao esfregar suas lentes com o dedo na palma da sua mão. Se feito de maneira incorreta e com força você poderá rasgá-la e perder sua lente. Lave e enxágue. Ao lavar suas lentes faça movimentos circulares e curtos. Dessa maneira você conseguirá lavar suas lentes e manusear da maneira correta.

Essas são algumas dicas que irão lhe ajudar e relembrar o quão importante é a limpeza e uso correto das suas lentes. A lente de contato é um produto excelente que é prático e corrige nossa visão mas têm que ter o dobro do cuidado que se têm com os óculos de grau. Se cuidar delas direitinho você só terá alegria. 😀

Visite regularmente seu oftalmologista. Em caso de irritação, vermelhidão e incômodo procure seu médico e nunca espere piorar para ir ao médico.

#newlentes


4 Replies to “Cuidados com suas lentes de contato”

  1. Adorei as dicas eu uso lentes de contato a mais de dez anos mais eu confesso que tomo banho com elas e as vezes quando acaba a solução de limpeza eu coloco no soro mais com essas dicas nao farei mais isso

    1. Olá Kely Santos, tudo bem? Realmente tomar banho com as lentes de contato é perigoso pois a água pode contaminar suas lentes e é bom evitar ao máximo o uso do soro fisiológico. Além de não limpar suas lentes ele contêm sal que ainda pode prejudicar uma irritação existe e gerar desconforto. Agradecemos seu comentário e pedimos que não fique com dúvidas. Sempre que possuir alguma nos pergunte. Alguém da nossa equipe irá com toda certeza lhe ajudar. Quer ver algumas marcas de solução de limpeza para lentes de contato? Segue um link para você ver os produtos que oferecemos. https://www.newlentes.com.br/solucao-para-lentes-de-contato🙂 Desejamos uma ótima semana.

  2. Não entrar na água do mar ou piscina ou até mesmo o próprio banho para quem tem mais de 12 de miopia, é complicado. Inclusive o manuseio das mesmas em ambientes como praia ou clubes. Pingar os lubrificantes e os próprios enxaguantes seria uma opção?

    1. Olá Débora, tudo bem? Infelizmente esse é um cuidado que todos usuários de lentes de contato precisam ter. Acredite, muitos aqui da equipe usam lentes de contato ou óculos de grau e sabemos exatamente do que está falando, mas ir contra as recomendações médicas é um risco desnecessário. 🙁 Uma rápida pesquisa sobre Acanthamoeba ou Queratite por Acanthamoeba verá diversos casos de pessoas que perderam sua visão por causa desse parasita. Um saída seria a correção do seu grau através de cirurgia, mas como sempre informamos o ideal é perguntar ao seu médico oftalmologista sobre essa opção. Agradecemos o seu comentário e desejamos um ótimo final de semana.

Comentários