Como são fabricadas as lentes de contato que você usa todos os dias?

 

 

Durante alguns meses estamos escrevendo sobre diversos temas e um deles deixamos de falar. Como são feitas as lentes de contato? Como elas são fabricadas? Será que têm uma máquina que fabrica ou elas são feitas a mão?

 

Para responder a essa pergunta pesquisamos alguns fornecedores e encontramos algumas informações sobre como elas são produzidas antes de chegar em suas mãos.

 

 

 

Antes de começar a falar como são os processos você sabia que antigamente as primeiras

lentes de contato eram feitas de vidro? Imagine como isso devia incomodar! 🙁

 

 

 

Após ver como foi a evolução da fabricação das lentes de contato vamos lá! Tão pequenas e frágeis as lentes são fabricadas através de dois tipos de processo. Pode ser feita por molde injetado ou através de um torno de corte.

Vamos explicar como são os dois processos.

A moldagem por injeção é um processo no qual o material da lente é aquecido até que esteja em estado líquido e, então, é injetado em moldes pressurizados e precisos. Depois de moldados, eles passam por testes de polimento, hidratação e verificação de qualidade. Enquanto isso o processo através do torno de corte é quando pequenos discos rígidos de material que dará origem a lentes de contato são colocados em um eixo giratório como uma roda de oleiro miniatura que gira a 6.000 rotações por minuto e moldada controlados por computador. Uma vez criada, a lente passa por diferentes etapas de polimento e hidratação antes de ser testada pelo controle de qualidade.

Uma curiosidade sobre o processo de torno de corte é que o torno de corte é usado para fabricar lentes duras e moles. No entanto, é a única maneira de fabricar lentes rígidas permeáveis ​​a gás. O corte de lente usa uma técnica que coloca o material da lente em uma montagem rotativa, enquanto uma máquina corta e esculpe o excesso de material para moldar perfeitamente uma lente de contato. Embora este processo mantenha um nível maior de simetria e precisão da lente ele requer um grau mais complexo de tecnologia, tempo e recursos em comparação com a moldagem por injeção. Isso significa, no entanto, que é ideal para lentes de contato mais complicadas e lentes de contato RGP.

 

 

 

Claro que cada fabricante usa materiais diferentes mas o processo realizado é de uma certa maneira muito semelhante.  Abaixo alguns vídeos que irão lhe mostrar como é todo o processo de fabricação.

 

Como as lentes de contato são feitas:

 

Como se Fabrica Lente de Contato:

 

Após esse longo processo elas estão prontas para serem embaladas e despachadas para os distribuidores em todo o Brasil e exterior. Saber como as lentes de contatos são feitos pode lhe ajudar a decidir qual é o melhor produto para você.

 

 

Agora você ja sabe como a maioria das lentes é fabricada. Não deixe de pesquisar e descobrir cada vez mais sobre os produtos que usa. 😉 Desejamos uma ótima semana para você.

 

Written by newlentes

Comentários