Você está pensando em nadar com suas lentes de contato? Não faça isso!

 

 

A American Optometric Association e a US FDA recomendam que você evite entrar na água enquanto estiver usando lentes de contato. Isso inclui lagos, o oceano, piscinas, banheiras de hidromassagem e até mesmo chuveiros.

Por quê? A água pode conter muitas ameaças invisíveis aos seus olhos. Suas lentes de contato podem prender alguns desses microrganismos, resultando em efeitos nocivos.

 

 

Uma dessas ameaças é a ceratite por Acanthamoeba (eh-can-tha-mee-bah kehr ah tie-tus). As espécies de Acanthamoeba são organismos microscópicos encontrados no solo e na água do lago. “Ceratite” refere-se a uma inflamação da córnea ou inflamação do tecido transparente na parte frontal do olho (córnea).

 

De acordo com a AOA, Acanthamoeba raramente causa infecção. Mas quando a ceratite por Acanthamoeba ataca, os resultados podem ser extremamente graves e até mesmo ameaçar sua visão.

 

Os sintomas listados pelo AOA incluem:

• Uma infecção ocular dolorosa e vermelha
• Visão embaçada com sensação de corpo estranho, lacrimejamento e sensibilidade à luz
• Um período geralmente longo de olhos vermelhos e irritados – mesmo depois de remover seus contatos

 

Organismos como Acanthamoeba geralmente se afastam de seus olhos sem contato. Mas eles podem infectar você mesmo sem usar contatos.

 

 

 

Evite usar água da torneira para enxaguar ou armazenar contatos

Há uma razão pela qual precisamos limpar e desinfetar as lentes de contato que removemos e colocamos novamente usando os produtos adequados prescritos pelo seu oftalmologista: ele ajuda a se livrar dos organismos e manter os olhos saudáveis. Exemplo: Solução de limpeza de lentes de contato.

Para melhores resultados, use a solução indicada pelo seu oftalmologista para a limpeza das suas lentes de contato: Lembre-se do método de pingar algumas gotas da solução, esfregar em movimentos leves e circulares e por fim enxaguar antes de colocá-las.

As lentes de contato descartáveis de uso ​​diários podem ajudar a reduzir o risco de infecções oculares. Mas esteja ciente que não elimina completamente o risco de acontecer uma infecção. No entanto, o uso de materiais descartáveis ​​diários ajudará você de outras maneiras, como evitar a necessidade de rotinas diárias de limpeza e fornecer a você um novo par a cada dia.

Siga sempre as recomendações do seu oftalmologista para usar e limpar suas lentes de contato. Não tente economizar alguns centavos, completando a antiga solução de limpeza de lentes de contato com o novo ou lavando estojos antigos.

A AOA também recomenda substituir seu estojo de armazenamento de lentes de contato a cada três meses, se não antes. Tente mantê-lo longe do vaso sanitário e deixe o estojo permanecer aberto e seco entre as limpezas.

Seguir bons hábitos de higiene é importante para manter a durabilidade das suas lentes e a saúde dos seus olhos.

 

 

 

Pergunte ao seu oftalmologista sobre procedimentos de limpeza e cuidados necessários com suas lentes de contato

Seu oftalmologista está lá para fazer mais do que simplesmente prescrever novas lentes para você.

Sinta-se à vontade para fazer perguntas sobre cuidados para usar lentes de contato. Caso tenha dificuldades em entender o que seu oftalmologista lhe disser pergunte novamente e diga que o que não entendeu. Caso você sinta qualquer dor ocular, entre em contato com o seu médico oftalmologista imediatamente.

Você só tem dois olhos. Cuide bem deles.

Written by newlentes

Comentários