O que é Ceratocone?

ceratocone-001-thumb

Quais são os sintomas e qual é o tratamento?

Ceratocone é uma patologia que atinge a córnea causando uma alteração em seu formato. A córnea começa a possuir um aspecto de cone e a região afetada fica com uma pele mais fina e sensível. Os sintomas são visão turva e sensibilidade à luz e claridade. A origem deste quadro em geral é a genética mas pode ser relacionada a outros fatores e infelizmente não possui cura.

Os sintomas são:

  • Vista embaçada;
  • Hipersensibilidade a claridade;
  • Visão dupla;
  • Dor de cabeça e
  • Coceira no olho.

Essa condição surge em sua maioria durante a puberdade e por esse motivo é importante todo ano agendar para os pequenos os exames de rotina com o seu oftalmologista. O ceratocone é uma doença que evolui e deve ser tratada para conter o seu avanço pois existem 4 fases da doença que diagnosticadas irão dizer qual é o tratamento ideal.

ceratocone-002-thumb 

Ceratocone pode ser: Leve, moderado, Grave e Muito Grave.

A preocupação sobre o diagnóstico é que muitos casos o médicos não conseguem verificar logo no início e por isso geralmente é apenas relacionada uma correção visual. Se rever os sintomas acima irá perceber que todos estão relacionados a alguma dificuldade visual. Seja ela astigmatismo ou miopia os sintomas são bem parecidos.

Um dos exames mais importantes para descobrir o quanto antes é a topografia de córnea. Com esse exame você terá um resultado mais esclarecedor da formação da córnea. Em casos mais avançados apenas olhando pela lateral do rosto do paciente o médico consegue visualizar a situação da córnea. Um exemplo de exame é a solicitação para que o paciente levante as pálpebras e olhe para baixo. Neste instante o médico consegue visualizar uma deformação nas pálpebras inferiores constatando a existência do ceratocone.

ceratocone-003-thumb

O tratamento é de acordo com as solicitação do médico oftalmologista. Um dos tratamentos é o uso de lentes rígidas que serão usadas para manter a córnea estável evitando o crescimento ou desacelerando o processo. Abaixo algumas das opções disponíveis para o tratamento:

Lentes de contato Rígidas: São lentes de contato com o objetivo de corrigir uma dificuldade visual e diminuir o crescimento da córnea. Existe toda uma linha de produtos para auxiliar na limpeza dessas lentes rígidas. Um desses produtos para manter suas lentes rígidas sempre limpas são as soluções de limpeza de lentes RGP.

Além dos produtos algumas dicas são muito importantes. Nunca durma com suas lentes rígidas pois como elas são feitas de um material rígido elas irão dificultar a “respiração” dos seus olhos e sempre use um bom óculos de sol para a proteção dos seus olhos. Evite coça-los ao máximo e sempre leve com você colírios com a fórmula de “lágrimas artificial”. Dê preferência ao que o seu médico oftalmologista indicar.

Lentes esclerais:  São como as lentes de contato rígidas (RGPs) só que possuem um diâmetro bem maior que uma lente de contato rígida se comparada uma com a outra. Sua medida inicial é a partir dos 16 mm e essa lente fica apoiada sobre a parte branca dos olhos.

Implante de um Anel: É uma rápida cirurgia que nada mais é que um implante que fará com que a córnea se torne mais plana e diminua o agravamento causado pela doença.

Cross-linking: Aplicasse vitamina B12 diretamente no olho. após essa aplicação o olho passará por uma exposição à luz UV-A que causará o enrijecimento da córnea. Esse tratamento é realizado para que a córnea pare de mudar de formato.

ceratocone-004-thumb

Transplante de Córnea: durante a cirurgia é retirado o centro da córnea que é substituída pela córnea doada do mesmo tamanho. Uma curiosidade para esse transplante é de que não há a preocupação de compatibilidade sanguínea pois não há a necessidade de suprimento de sangue direto. A recuperação é de 4 a 6 semanas e o resultado final de estabilização é em torno de 18 meses. Como o ceratocone é uma doença genética essa cirurgia não garante a cura do problema.

ceratocone-005-thumb

Com o passar os anos a córnea com o formato do cone continua evoluindo e pode chegar a um momento em que o óculos ou as lentes não irão corrigir mais a visão. Neste momento a cirurgia começa a ser indicada. Principalmente porque em alguns casos as lentes nem conseguem mais ficar fixa aos olhos. 

Algumas perguntas feitas por indivíduos com ceratocone:

Posso usar lentes de contato gelatinosa?

R: Vai depender do estágio da doença e o que seu médico oftalmologista indicou.

Posso usar lentes de contato coloridas?

R: Não. Além de não existir lentes rígidas coloridas o uso de uma lente colorida sobre uma lente rígida (ou o contrário) pode causar irritações e inflamações sérias aos olhos.

Posso comprar as lentes em qualquer ótica?

R: Não. Essas lentes são vendidas em lojas específicas e precisam passar por adaptação.

Ceratocone tem cura?

R: Infelizmente não. O que é feito é um tratamento para diminuir o avanço da doença.

Eu posso ficar cego?

R: Você não ficará cego mas também não irá conseguir enxergar formas ou objetos se não tratar a doença.

Com o tempo surgem novos tratamentos ou melhoria dos antigos e atuais. Essa matéria tem o intuito de informar  e incentivar a busca sobre mais informações a respeito dessa doença. Nosso objetivo é apresentar aos leitores dicas e cuidados sobre assuntos relacionados a saúde ocular e por esse mesmo motivo indicamos uma visita regular ao médico oftalmologista, pois somente ele poderá passar o melhor tratamento para cada caso. Nunca faça uso da auto-medicação e sempre procure a ajuda de um médico.


Comentários