Porque não pode dormir com lente de contato?

 

As lentes de contato com o passar dos anos estão sofrendo diversas transformações para melhorar a vida dos seus usuários e ao mesmo tempo manter a saúde dos seus olhos. A tecnologia já criou uma lente gelatinosa que possui a capacidade de facilitar a umectação das lentes e a “respiração” dos seus olhos. Para que isso? Para mantê-los sempre hidratados e evitar o incômodo após horas de uso. Agora imagine o contrário disso tudo. É exatamente o que acontece quando fechamos os nossos olhos para dormir longas horas ou até períodos curtos de tempo.

 

 

Ao fechar os olhos suas lentes param de respirar e ao acordar seus olhos podem estar irritados, vermelhos e suas lentes desidratadas. Hoje existem diversas marcas de lentes de contato diárias, ou seja, você coloca suas lentes de manhã e no final do dia basta retirá-las e descartá-las corretamente. Agora caso queira manter o uso de lentes de contato com descarte quinzenal, mensal ou anual indicamos que retire suas lentes antes do seu descanso noturno ou antes de um pequeno cochilo.

Afinal, com o dia-a-dia moderno o cansaço vem sem aviso e acabamos dormindo sem perceber, então o melhor é se programar. Existem casos sérios causados por pessoas que dormiram com suas lentes de contato. Casos desde uma simples irritação até algo mais sério.

 

 

Mas o que realmente acontece com os meus olhos quando eu durmo com as lentes de contato?

 

Quando você dorme com suas lentes de contato acaba que suas córneas não recebem mais a quantidade suficiente de oxigênio. Sua lente de contato que fica perfeitamente encaixada sobre sua córnea acaba servindo como uma barreira entre a pálpebra fechada e a córnea. Quando você está acordado e piscando seus olhos recebem normalmente a oxigenação, mas na hora em que fecha os olhos e os mantêm fechados acaba que a córnea não recebe a oxigenação necessária.

 

 

A falta de oxigênio pode causar sérios efeitos sobre a córnea. Um deles a córnea pode “inchar” facilitando a entrada de bactérias que podem aumentar o risco de uma infecção em até sete vezes. Outra preocupação é a ceratite, que é a inflamação da córnea. Até mesmo lentes de contato que se dizem para uso diurno e noturno devem ser removidas regularmente. Por isso sempre indicamos que tenha sempre um óculos para descansar seus olhos e para que ele passe pelo processo de descanso noturno sem a interferência que pode ser causada pelas lentes de contato.

 

Como você sabe se tem uma infecção?

 

Se você sentir diminuição da visão, vermelhidão, lacrimejamento e corrimento, você pode ter uma infecção. Caso remova as lentes de contato e mesmo assim não ajudou na melhora do quadro, procure imediatamente um oftalmologista. Não tente se auto medicar e leve consigo a lente que lhe causou a irritação.

 

 

Vamos acertar uma coisa então? Nada de dormir com suas lentes de contato. Tudo bem?

Nós queremos o seu bem e que continue usando lentes de contato sem problema nenhum.

 

 

Mantenha a limpeza correta das suas lentes de contato, use sempre uma solução de limpeza para lentes de contato e sempre mantenha suas lentes armazenadas em um estojo limpo. Se possível faça sempre a substituição do estojo 1 vez por mês ou no máximo 1 vez a cada 3 meses. Visite regularmente seu médico oftalmologista!

 

Written by newlentes

Comentários