Posso dormir com as lentes de contato?

você não deve dormir com as lentes de contato

Porque não pode dormir com lente de contato?

As lentes de contato com o passar dos anos estão sofrendo diversas transformações para melhorar a vida dos seus usuários e ao mesmo tempo manter a saúde dos seus olhos. A tecnologia já criou uma lente gelatinosa que possui a capacidade de facilitar a umectação das lentes e a “respiração” dos seus olhos. Para que isso? Para mantê-los sempre hidratados e evitar o incômodo após horas de uso. Agora imagine o contrário disso tudo. É exatamente o que acontece quando fechamos os nossos olhos para dormir longas horas ou até períodos curtos de tempo.

não posso dormir com as lentes de contato

Ao fechar os olhos suas lentes param de respirar e ao acordar seus olhos podem estar irritados, vermelhos e suas lentes desidratadas. Hoje existem diversas marcas de lentes de contato diárias, ou seja, você coloca suas lentes de manhã e no final do dia basta retirá-las e descartá-las corretamente. Agora caso queira manter o uso de lentes de contato com descarte quinzenal, mensal ou anual indicamos que retire suas lentes antes do seu descanso noturno ou antes de um pequeno cochilo.

Afinal, com o dia-a-dia moderno o cansaço vem sem aviso e acabamos dormindo sem perceber, então o melhor é se programar. Existem casos sérios causados por pessoas que dormiram com suas lentes de contato. Casos desde uma simples irritação até algo mais sério.

não durma com as lentes de contato

Mas o que realmente acontece com os meus olhos quando eu durmo com as lentes de contato?

Quando você dorme com suas lentes de contato acaba que suas córneas não recebem mais a quantidade suficiente de oxigênio. Sua lente de contato que fica perfeitamente encaixada sobre sua córnea acaba servindo como uma barreira entre a pálpebra fechada e a córnea. Quando você está acordado e piscando seus olhos recebem normalmente a oxigenação, mas na hora em que fecha os olhos e os mantêm fechados acaba que a córnea não recebe a oxigenação necessária.

falta de oxigenação nos olhos

A falta de oxigênio pode causar sérios efeitos sobre a córnea. Um deles a córnea pode “inchar” facilitando a entrada de bactérias que podem aumentar o risco de uma infecção em até sete vezes. Outra preocupação é a ceratite, que é a inflamação da córnea. Até mesmo lentes de contato que se dizem para uso diurno e noturno devem ser removidas regularmente. Por isso sempre indicamos que tenha sempre um óculos para descansar seus olhos e para que ele passe pelo processo de descanso noturno sem a interferência que pode ser causada pelas lentes de contato.

olhos irritados

Como você sabe se tem uma infecção?

Se você sentir diminuição da visão, vermelhidão, lacrimejamento e corrimento, você pode ter uma infecção. Caso remova as lentes de contato e mesmo assim não ajudou na melhora do quadro, procure imediatamente um oftalmologista. Não tente se auto medicar e leve consigo a lente que lhe causou a irritação.

hidratação dos olhos

Vamos acertar uma coisa então? Nada de dormir com suas lentes de contato. Tudo bem?

Nós queremos o seu bem e que continue usando lentes de contato sem problema nenhum.

manutenção das suas lentes de contato

Mantenha a limpeza correta das suas lentes de contato, use sempre uma solução de limpeza para lentes de contato e sempre mantenha suas lentes armazenadas em um estojo limpo. Se possível faça sempre a substituição do estojo 1 vez por mês ou no máximo 1 vez a cada 3 meses. Visite regularmente seu médico oftalmologista!


5 Replies to “Posso dormir com as lentes de contato?”

  1. boa noite ,gostei muito de ver como usar as lentes e cuidados,obrigada tirei varias duvidas com vocês!!!

  2. Boa tarde. Eu uso a Biofinity toric ela deixa o olho respirar eu coloco o dia todo e uso o colírio para não deixar resseca.

Comentários