Miopia em crianças

Shutterstock

Hoje a lente de contato é utilizada para diversos fins. Desde lentes de contato sem grau para auxiliar a cicatrização da córnea até controlar a progressão da miopia em crianças. Sim, isso é uma novidade e já existe!

A FDA aprovou o que deve ser a mais nova lente de contato produzida com o objetivo de controlar a progressão da miopia em crianças. Uma lente de contato gelatinosa de uso e descarte diário.

Para que isso acontecesse a FDA se baseou em um estudo clínico com 136 crianças de 8 a 12 anos que tiveram acompanhamento oftálmico pelo período de 3 anos. Durante esse experimento as crianças que usaram a lente tiveram uma menor progressão da miopia e do comprimento axial do olho.

Shutterstock

É sabido que a miopia dificulta enxergar à distância. Atualmente é uma das condições que mais cresce no mundo. Estudos da Organização Mundial da Saúde apontam que em 2020 o Brasil possua 27,7% da sua população com miopia e a previsão é que chegue a 50,7% em 2050, ou seja, o aumento de pessoas míopes no País pode chegar a 4 vezes maior do que nos Estados Unidos.

Shutterstock

Um dos cuidados para tal tratamento é a manutenção das lentes de contato e dos riscos que ela pode oferecer a um público tão novo. Acreditamos que o seu uso deve ser manipulado e observados pelos pais e médicos durante o tratamento.

Falamos isso pois sabemos que criança costuma levar muito as mãos aos olhos e imaginamos que esse é um dos principais problemas que pode dificultar a adaptação e uso das lentes.


Comentários