Miopia em crianças devido dispositivos eletrônicos

O problema de miopia em crianças tem aumentado consideravelmente devido ao exagero por utilizar dispositivos eletrônicos. Dessa forma, os computadores, smartphones e celulares tem sido prejudicial a longo prazo.

Assim, é importante que os pais estejam atentos e cuidem dos filhos para que eles não venham a ter miopia. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender o que tem ocorrido recentemente.

O que são dispositivos eletrônicos?

Os dispositivos eletrônicos são aparelhos que funcionam através de energia elétrica, baterias ou pilhas. Desse modo, eles podem ser de diversos tipos e modelos e servindo para as mais diversas tarefas.

Contudo, o uso excessivo desses produtos tem causado miopia em crianças que utilizam os aparelhos em excesso. Consequentemente isso ocorre pelo simples motivo do exagero em computadores, Smartphone e outros itens.

Pois, atualmente a tecnologia dominou praticamente todas as áreas e se tornou praticamente indispensável. Com isso, as pessoas estão se isolando mais e através desse exagero no uso estão surgindo problemas visuais.

O que é miopia e o que ela causa?

A miopia é um tipo de problema visual que dificulta com que a pessoa enxergue de longe. Dessa maneira, a mesma terá de fechar um pouco os seus olhos para enxergar mais nitidamente.

Pois, ela verá tudo embaçado ou borrado e não conseguirá observar objetos, pessoas ou paisagens adequadamente. Além disso, a miopia em crianças é um problema que vem crescendo gradativamente.

Devido ao fato de que as mesmas estão utilizando a tecnologia de forma exagerada e com isso tem se prejudicado. Antigamente haviam outros tipos de atividades, onde elas praticavam esportes e brincadeiras.

Entretanto, no mundo atual elas tem se isolado em seus computadores, videogames e smartphones. Nesse sentido, isso está causando problemas visuais nelas e os pais devem ficar atentos a esse fator.

De fato, pelo menos 20% das crianças que estão em idade escolar estão apresentando problemas de miopia. Por esse, motivo esse fator está sendo considerado como sendo uma epidemia desse século.

Assim, a miopia em crianças tem dificultado o aprendizado das mesmas e complicado a realização de certas atividades. Os pais devem ficar atentos quanto a isso e existem alguns sintomas para perceber o problema:

  • Dores de cabeça
  • Não se interessar pelos estudos
  • Desempenho ruim na escola
  • Se queixam de não conseguir enxergar direito

Então, se forem percebidos alguns desses sintomas, o ideal é justamente levar a criança a um oftalmologista.

Miopia em crianças

Conforme já explicamos anteriormente, os dispositivos eletrônicos estão causando miopia em crianças e isso não é bom. Pois, as mesmas estão ficando muitas horas na internet ou em seus aparelhos.

Assim, o problema tem aumentado e gerado complicações para eles e para os seus pais. Em idade escolar isso é muito prejudicial e por esse motivo os pais devem estar atentos aos sinais apresentados.

Para isso temos algumas dicas que podem auxiliar nesse problema e que são de grande valia.

Dicas para evitar o problema

Para evitar a miopia em crianças é necessário buscar métodos que façam com que elas não fiquem nesses aparelhos eletrônicos. Dessa maneira, vamos verificar alguns deles:

  • Fazer pelo menos uns 40 minutos de atividades em ambientes externos
  • Não deixar os aparelhos muito próximos aos olhos
  • 30 cm de distância para esses itens é o ideal
  • Evite debruçar no objeto que está sendo lido
  • O computador e sua tela devem ficar 50 cm de distância
  • Descansar a cada 20 minutos e não ficar direto nos aparelhos
  • Máximo de 1 hora por dia de uso do tablet por parte das crianças até 5 anos

Conforme podemos perceber a miopia em crianças é causada devido ao exagero e a falta de outras atividades. De fato, as atividades e brincadeiras com outras crianças são ideais para evitar exposição aos eletrônicos.

Pois, além da miopia está outro fator que é o isolamento que também não é bom para elas. Nesse sentido, a interação social é muito importante e isso não deve ser deixado de lado.

A opinião dos médicos

Mediante ao aumento dos casos de miopia em crianças os médicos recomendam que os pais ensinem seus filhos. Assim, a cada 1 hora de uso do aparelho, ele deverá fazer um intervalo de cerca de 5 minutos.

Outro ponto importante é diminuir o brilho do aparelho, não sendo nem muito claro e nem muito escurecido. Além disso, os monitores de cristal líquido tendem a ter melhor definição e cansam menos os olhos.

Distância do aparelho é importante

De fato, em 2020 cerca de 28% da população brasileira é míope e isso poderá chegar aos 51% em 2050. No Brasil, temos uma faixa de 11% até 36%, mas a tecnologia tem causado esse problema devido as luzes emitidas.

Consequentemente a miopia em crianças tem aumentado e deixado elas com prejuízos devido ao exagero. Uma das maneiras de evitar esse problema é manter distância dos dispositivos eletrônicos.

Assim, é importante ir a um parque, sair com os pais, ou realizar atividades que não tenham aparelhos eletrônicos. Os esportes podem ser uma maneira de evitar que os pequenos fiquem horas nos computadores e smartphones.

Como corrigir o problema?

Embora não haja uma cura específica para o problema, quanto mais cedo diagnosticada mais fácil corrigir o erro refrativo. Dessa maneira, será possível levar uma vida normal e sem problemas para realizar tarefas diárias.

Até os 15 anos de idade é possível corrigir miopia em crianças utilizando os óculos. Logo após uma consulta a um oftalmologista será possível definir se a pessoa pode usar as lentes de contato.

Por certo, os pais devem ficar atentos as queixas dos pequenos para perceber se eles estão desenvolvendo o problema. Assim, se perceberem os sinais apresentados anteriormente o ideal é ir ao oftalmologista.

Com isso, o profissional irá verificar se a criança apresenta miopia e dirá qual a solução para o problema. Então, é importante estar sempre atento e não deixar os pequenos ficarem muito tempo nos dispositivos eletrônicos.

Dessa maneira, será possível corrigir miopia em crianças e consequentemente elas poderão ter maior saúde ocular. Portanto, os pais devem evitar esse exagero e buscar atividades de lazer com os filhos.

Sem dúvida, evitar os excessos em computador e smartphones são o ideal para corrigir o problema.


Comentários