Você sabia que precisa lavar os olhos todos os dias?
Muitas pessoas não entendem a importância de se lavar os olhos. Essa simples atividade pode ser responsável por evitar contaminações e outra série de doenças.
Desse modo, esse artigo vai te ajudar a entender melhor sobre isso. Veja aqui, dicas de como você pode realizar essa ação de maneira prática e rápida. Vamos lá, acompanhe.
Evite esfregar ao lavar os olhos
Essa é a dica mais básica de todas. Caso alguma coisa tenha ficado presa no seu olho, jamais o esfregue. Isso pode aumentar ainda mais seu problema, causando infecções. Lembre-se que suas mãos estão sujas.
Então, evite o contato direto com seu olho, ainda que esteja coçando ou doendo. Tenha em mente que esses sintomas irão passar quando o corpo estranho for removido.
Lave as mãos e remova as lentes de contato
Para limpar o olho, é fundamental que suas mãos estejam previamente lavadas. O ideal é que você use sabão e água morna se possível. Isso já será mais do que o suficiente para lavar os olhos.
Para eliminar quaisquer germes ali presentes, você precisa ainda, remover suas lentes de contato, quando for o caso. Só assim será possível fazer uma boa limpeza, sem prejudicar a saúde dos seus olhos.
Lavar os olhos com água
A primeira coisa a se fazer é posicionar o seu rosto virado para baixo. É essencial que você não deixe sua cabeça reta, muito menos inclinada para trás. Isso porque essas posições empurram o corpo estranho para dentro do olho.
Feito isso, busque piscar algumas vezes. Desse modo, você libera um pouco de lubrificação natural, facilitando o processo de limpeza. Muitas vezes isso já é o bastante para que a partícula saia do olho.
Caso não seja, encha sua mão com água, de preferência morna, e coloque no olho. Procure mantê-lo aberto para que o líquido possa percorrer bem a região e tirar qualquer objeto preso ali dentro.
Não se esqueça que lavar os olhos deve ser um procedimento cuidadoso, ainda que simples. Novamente, sempre mantenha seu rosto virado para baixo durante a limpeza.
Inclusive, alguns locais possuem uma pia específica para esse tipo de ação. Desse modo, a torneira é projetada para jogar água diretamente no olho, fazendo uma limpeza mais eficiente. É muito comum sua presença em laboratórios.
Tirando um corpo estranho do olho
Agora, imagine que mesmo realizando todos esses passos, você não conseguiu eliminar a partícula de dentro do seu olho. Nesses casos, é necessário um pouco mais de cuidado.
Se você estiver vendo que o corpo estranho está preso na córnea, fique tranquilo. Uma dica é utilizar um cotonete, haste de algodão, para te ajudar. Assim, com muita delicadeza, pressione ele contra a área.
É quase certeza que o objeto ficará preso nele. No entanto, isso só deve ser feito em casos mais extremos. A lavagem com água sempre é o mais indicado.
Além de lavar os olhos, é fundamental que você procure um médico caso nenhuma dessas alternativas funcione. Ele vai poder examinar a região e tratar da melhor maneira possível. Lembre-se que a saúde dos seus olhos é prioridade.
Deixe um comentário