Você sabia que precisa lavar os olhos todos os dias?

Muitas pessoas não entendem a importância de se lavar os olhos. Essa simples atividade pode ser responsável por evitar contaminações e outra série de doenças.

Desse modo, esse artigo vai te ajudar a entender melhor sobre isso. Veja aqui, dicas de como você pode realizar essa ação de maneira prática e rápida. Vamos lá, acompanhe.

Evite esfregar ao lavar os olhos

Essa é a dica mais básica de todas. Caso alguma coisa tenha ficado presa no seu olho, jamais o esfregue. Isso pode aumentar ainda mais seu problema, causando infecções. Lembre-se que suas mãos estão sujas.

Então, evite o contato direto com seu olho, ainda que esteja coçando ou doendo. Tenha em mente que esses sintomas irão passar quando o corpo estranho for removido.

Lave as mãos e remova as lentes de contato

Para limpar o olho, é fundamental que suas mãos estejam previamente lavadas. O ideal é que você use sabão e água morna se possível. Isso já será mais do que o suficiente para lavar os olhos.

Para eliminar quaisquer germes ali presentes, você precisa ainda, remover suas lentes de contato, quando for o caso. Só assim será possível fazer uma boa limpeza, sem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Lavar os olhos com água

A primeira coisa a se fazer é posicionar o seu rosto virado para baixo. É essencial que você não deixe sua cabeça reta, muito menos inclinada para trás. Isso porque essas posições empurram o corpo estranho para dentro do olho.

Close up portrait of a young half naked man surrounded by water drops washing his face isolated over gray background

Feito isso, busque piscar algumas vezes. Desse modo, você libera um pouco de lubrificação natural, facilitando o processo de limpeza. Muitas vezes isso já é o bastante para que a partícula saia do olho.

Caso não seja, encha sua mão com água, de preferência morna, e coloque no olho. Procure mantê-lo aberto para que o líquido possa percorrer bem a região e tirar qualquer objeto preso ali dentro.

Não se esqueça que lavar os olhos deve ser um procedimento cuidadoso, ainda que simples. Novamente, sempre mantenha seu rosto virado para baixo durante a limpeza.

Inclusive, alguns locais possuem uma pia específica para esse tipo de ação. Desse modo, a torneira é projetada para jogar água diretamente no olho, fazendo uma limpeza mais eficiente. É muito comum sua presença em laboratórios.

Tirando um corpo estranho do olho

Agora, imagine que mesmo realizando todos esses passos, você não conseguiu eliminar a partícula de dentro do seu olho. Nesses casos, é necessário um pouco mais de cuidado.

Se você estiver vendo que o corpo estranho está preso na córnea, fique tranquilo. Uma dica é utilizar um cotonete, haste de algodão, para te ajudar. Assim, com muita delicadeza, pressione ele contra a área.

É quase certeza que o objeto ficará preso nele. No entanto, isso só deve ser feito em casos mais extremos. A lavagem com água sempre é o mais indicado.

Além de lavar os olhos, é fundamental que você procure um médico caso nenhuma dessas alternativas funcione. Ele vai poder examinar a região e tratar da melhor maneira possível. Lembre-se que a saúde dos seus olhos é prioridade.


Comentários