Cores de olhos mais raras, descubra as mais exóticas

Os olhos são uma das regiões do corpo humano que mais chamam atenção. Chamam mais ainda se tiverem cores diferentes e raras. Por isso, mostramos aqui as cores de olhos mais raras e exóticas do mundo!

Com certeza, existe alguma pessoa do seu convívio ou famosa que te marca pelos olhos. O olhar marcante pode vir de cores de olhos incomuns ou de alteração na pigmentação. Selecionamos as mais exóticas para você!

5º – Olhos verdes

Sendo uma das cores de olhos mais raras, os olhos verdes são dos mais admirados. Apenas 2% da população mundial possui olhos dessa cor. Ela é mais comum no norte e centro da Europa.

Essa cor de olhos é resultado de uma combinação genética bastante específica. Os olhos verdes são, na realidade, olhos castanhos com pouquíssima melanina.

Muitos famosos com seus olhos verdes, como o cantor Harry Styles, inspiram a compra de lentes verdes mundo afora. No Brasil, o ator Bruno Cabrerizo chamou atenção quando fez uma novela em 2017.

4º – Olhos avermelhados âmbar

Esse tipo de “cor” de olhos é ainda mais incomum. Isso porque é justamente a falta de cor nas íris! Os olhos avermelhados ou vermelhos são mais frequentes na população albina, pela falta de pigmentação.

Você deve estar se perguntando: então como vemos o olho da pessoa vermelho? Porque, pela falta de melanina, não há cor na íris. Portanto, o sol reflete o vermelho do sangue por trás dos olhos!

Os olhos âmbar, por sua vez, não são tão incomuns. Entretanto, tem um tom avermelhado, com castanho ou um pouco cobre muito bonito. As pessoas que possuem essa cor de olhos, ficam com olhos lindos no sol!

3º – Olhos Violeta

Apesar de também ser uma cor de olhos mais rara, existem pessoas com olhos violeta. Esse tom de “cor” na retina, funciona de forma parecida com os olhos vermelhos.

Esse tom de violeta é resultado da pouca pigmentação misturado com o vermelho da retina. Assim, quando entram em contato com a luz, resultam em um tom de roxo muito raro!

2º – Olhos pretos

Os olhos pretos são uma questão bastante discutida. Há quem diz que de fato existam e quem diz que são castanhos muito escuros. O fato é que um tom tão escuro, só existe em 1% da população.

Oposto aos olhos vermelhos, âmbar, azuis ou verdes, os pretos resultam do excesso de melanina. Essa concentração de coloração na íris, faz com que os olhos tenham aparência muito escura.

Esse tom, por sua vez, é mais “comuns” em pessoas do continente asiático. Então, se popularizaram a venda de lentes de contato totalmente pretas. Pessoas africanas ou descendentes de índios americanos, também podem apresentar íris mais escuras.

1º – Heterocromia

A heterocromia vem das palavras do grego héteros e chróma. A primeira, significa “diferentes”, e a segunda, “cores”. Portanto, hetecromia é uma condição na qual humanos ou animais possuem cores diferentes nos olhos.

É possível que sejam duas cores no mesmo olho ou dois olhos de cores diferentes. Nos seres humanos, ainda é mais raro do que nos animais. Os mamíferos domésticos, como gatos ou cachorros, e selvagens têm bastante.

As combinações são as mais diversas! Passam de verdes com azuis até castanhos com azuis. Portanto, cada um tem seu olhar individual e característico e marcante à sua maneira!


Comentários