Heterocromia – entenda o que é e quais os tipos
Você sabe o que é Heterocromia?
Se você já viu algum animal doméstico com um olho diferente do outro já sabe um pouco do que iremos falar. A heterocromia ou heterocromia ocular é a condição em que um indivíduo apresenta um dos olhos de cor diferente. Apesar de muito rara essa condição também afeta os seres humanos.
Exemplo de algumas pessoas públicas com heterocromia: Tim McIlrath, vocalista e guitarrista da banda Rise Against e a atriz Kate Bosworth.
A heterocromia possui 3 tipos.
Heterocromia central: Acontece quando a íris possui dois ou mais círculos de cor em sua composição, como por exemplo, quando a pessoa possui olhos azuis, mas com um arco dourado externo ou perto da pupila.
Heterocromia setorial: Acontece quando a mesma íris possui duas cores diferentes, sendo que existe uma cor dominante e um toque de uma determinada segunda cor.
Heterocromia completa: Acontece quando os dois olhos possuem cores diferentes, como um olho verde e um castanho, por exemplo. Esse, talvez, seja o mais conhecido dos três tipos, pois é o que chama mais atenção.
Exemplo em animal: Cachorro – Heterocromia total.
Não existe tratamento para essa anomalia ocular. Uma saída é escolher uma lente de contato colorida na cor de um dos olhos para igualar as cores dos olhos.
Essa situação se deve a alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15. Estes que informam a quantidade de melanina que o olho irá apresentar. Muita melanina gera a cor marrom e pouca gera a cor azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela variação de tons de azul ou de verde.
Visite seu oftalmologista regularmente. 😀
Deixe um comentário