heterocromia

Você sabe o que é Heterocromia?

 

Se você já viu algum animal doméstico com um olho diferente do outro já sabe um pouco do que iremos falar. A heterocromia ou heterocromia ocular é a condição em que um indivíduo apresenta um dos olhos de cor diferente. Apesar de muito rara essa condição também afeta os seres humanos.

Exemplo de algumas pessoas públicas com heterocromia: Tim McIlrath, vocalista e guitarrista da banda Rise Against e a atriz Kate Bosworth.

 

heterocromia total

 

A heterocromia possui 3 tipos.

Heterocromia central: Acontece quando a íris possui dois ou mais círculos de cor em sua composição, como por exemplo, quando a pessoa possui olhos azuis, mas com um arco dourado externo ou perto da pupila.

Heterocromia setorial: Acontece quando a mesma íris possui duas cores diferentes, sendo que existe uma cor dominante e um toque de uma determinada segunda cor.

Heterocromia completa: Acontece quando os dois olhos possuem cores diferentes, como um olho verde e um castanho, por exemplo. Esse, talvez, seja o mais conhecido dos três tipos, pois é o que chama mais atenção.

 

Exemplo em animal: Cachorro – Heterocromia total.

heterocromia animal

 

Não existe tratamento para essa anomalia ocular. Uma saída é escolher uma lente de contato colorida na cor de um dos olhos para igualar as cores dos olhos.

Essa situação se deve a alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15. Estes que informam a quantidade de melanina que o olho irá apresentar. Muita melanina gera a cor marrom e pouca gera a cor azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela variação de tons de azul ou de verde.

 

Visite seu oftalmologista regularmente. 😀

 

#NewLentes

Written by newlentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *