Guia dos nutrientes bons para os olhos
Você sabe quais são os nutrientes bons para os olhos? Existe uma grande variedade de alimentos ricos em vitaminas que auxiliam a saúde dos olhos. Além de serem muito saudáveis para nosso corpo em geral eles ajudam a melhorar sua visão.
Manter uma alimentação balanceada e equilibrada é fundamental para o seu bem estar. Porém é importante saber onde e como cada nutriente age no seu organismo. Da mesma forma que você se preocupa com outras partes, seus olhos merecem atenção especial.
Na correria do dia a dia, é muito comum não fazer refeições adequadas. Pois nem sempre dá tempo preparar o próprio almoço e comidas de rua acabam sendo a opção. No entanto esses hábitos podem prejudicar muito a saúde dos seus olhos.
A saúde dos olhos merece atenção especial
A saúde dos olhos vem estando cada vez mais em pauta e despertado mais atenção. Pois além das doenças já conhecidas, algumas outras vem surgindo. Com isso o consumo de nutrientes bons para os olhos se torna cada vez mais importante.
Doenças relativas à problemas de vista têm sido responsáveis inclusive por desencadear outras questões. Assim como pelo aumento de casos de como depressão e ansiedade associadas a elas.
Diversos fatores como poluição, poeira, Sol em excesso fazem mal aos seus olhos. Também o uso constante de dispositivos eletrônicos que emitem luz azul que é extremamente prejudicial.
A luz azul é uma grande vilã para saúde dos olhos
Estudos já identificaram que a luz azul é extremamente danosa aos olhos. Ela é emitida pelas telas de celulares, televisões e computadores e nos afeta diretamente. No entanto é impossível exterminar esse contato da nossa rotina.
Para isso já inventaram uma lente de proteção que ajuda a diminuir os danos causados por essa luz. Contudo, consumir nutrientes bons para os olhos pode ajudar a amenizar os problemas causados.
A vida moderna influencia diretamente na saúde dos olhos
A vida moderna com certeza trouxe muita facilidade e praticidade para o dia a dia. Porém, a adaptação do seu corpo a ela, pode não ser tão simples. Afinal, esses novos hábitos que fazem parte da rotina podem ser prejudiciais.
A correria, viver sempre com pressa, receber uma infinidade de informações diariamente, má alimentação. Além de passar o dia inteiro sentado em frente à tela, seja do computador, celular ou televisão.
Todos esses fatores afetam a saúde de todos nós, em escalas diferentes. Por exemplo, você pode praticar exercícios para manter o corpo saudável, pode cuidar da alimentação. Porém sua mente também precisará de atenção especial.
Como saber quais são os nutrientes bons para os olhos
Os nutrientes bons para os olhos são aqueles encontrados em alimentos ricos em:
- Vitaminas A, C e E;
- Ômega 3;
- zinco;
- Luteína;
- Zeaxantina;
- Ácidos Graxos.
Eles ajudam a manter os olhos hidratados e nutridos e previnem contra doenças mais comuns. Também evitam aumento da pressão ocular, ressecamento, envelhecimento precoce e retardam doenças relacionadas à velhice.
No geral, os nutrientes são os mesmos ligados à saúde do coração e sistema nervoso. Afinal uma coisa reflete diretamente na outra e os cuidados são basicamente os mesmos. Isso torna ainda mais fácil incluir esses itens na dieta.
Onde encontrar esses nutrientes bons para os olhos
Existe uma variedade imensa de alimentos que possuem nutrientes bons para os olhos. Além disso a maioria deles é fácil de ser encontrado e inserido na sua rotina. Por exemplo frutas e peixes, vegetais em geral.
Vitamina A pode ser encontrada em queijos, ovos, mamão, manga, espinafre, abóbora, cenouras. Da mesma forma a Vitamina C pode ser encontrada principalmente em frutas como laranja. Assim como acerola, morangos, goiaba e abacaxi entre outros.
O Ômega 3 tem sua principal fonte nos peixes de água salgada. Apesar de ser um tipo de gordura, possui nutrientes bons para os olhos. Ela melhorar a circulação evita o ressecamento dos olhos.
Os peixes também são ricos em ácido graxo assim como nozes, amêndoas, amendoins, linhaça e azeite. Eles têm importante função no desenvolvimento do cérebro e hidratação da retina.
A Luteína e Zeaxantina são encontradas por exemplo em ovos, milho, espinafre, abóbora, laranja, entre outros. Elas são antioxidantes e combatem os radicais livres e ajudam a retardar a catarata, por exemplo.
Quais problemas a falta desses nutrientes pode causar
As principais doenças oftalmológicas estão associadas também à questões que afetam todo nosso organismo. Por isso o consumo consciente de nutrientes bons para os olhos é tão importante.
A maioria desses alimentos vai ajudar a evitar uma série de problemas, como ataques cardíacos. Também combatem a pressão alta, diabetes, problemas de circulação entre outras doenças comuns.
Quando falamos da saúde dos olhos, as principais são: Catarata, Glaucoma, Olho Seco, Cegueira noturna. No entanto essas doenças não serão curadas apenas com o consumo desses nutrientes. Sempre é preciso acompanhamento médico.
O consumo desses nutrientes pode curar ametropias
Ametropias, são patologias conhecidas como problemas de vista. Por exemplo as mais comuns, são: Miopia, astigmatismo, hipermetropia. Assim, o paciente portador destas doenças, normalmente usa óculos ou lentes de contato.
Infelizmente os nutrientes bons para os olhos, não irão curar nem mesmo amenizar essas deficiências. Porém é importante que o metabolismo esteja funcionando perfeitamente para nutrir os olhos e mantê-los saudáveis.
Um corpo saudável e com bom funcionamento evita complicações e o desenvolvimento de outros problemas. Por isso, evite dietas muito restritivas que tendem a baixar a imunidade e comprometem a saúde.
Cuide-se com nutrientes bons para os olhos
Conforme você viu, a alimentação é um fator de extrema importância para cuidar do seu corpo. Sendo assim, agora você também sabe quais os nutrientes bons para a saúde dos olhos.
Não esqueça de associar a alimentação balanceada à prática de atividades físicas regulares. Também é muito importante estar sempre em contato com seu médico e realizar exames de rotina.
Com essas dicas, você estará cuidando bem da saúde do seu corpo e dos seus olhos. Acima de tudo vai melhorar sua qualidade de vida e conseguirá ao menos minimizar possíveis problemas.
Deixe um comentário