Você sabe por que piscar é tão comum? Descubra sua importância

O ato de piscar é algo tão natural, que sequer se percebe. No entanto, essa prática é extremamente importante para garantir a saúde dos olhos. São muitos fatores dentro de um movimento tão simples.

Dessa forma, é fundamental entender mais sobre isso. Conhecer quais são as partes envolvidas em todo esse processo. Isso ajuda a ter noção completa do seu papel e da razão de ser tão comum.

Portanto, esse texto vai abordar exatamente esse assunto. Confira todos os detalhes sobre ele e como isso acontece. Com isso, você vai perceber o quão interessante é o funcionamento do seu corpo.

Um pouco sobre o termo

Chama-se piscar, o ato de abrir e fechar os olhos com certa rapidez. Ele é um movimento nas pálpebras que ocorre de maneira involuntária. Inclusive, é isso que garante proteção contra sintomas como ardência.

Assim, quando se pisca, seu corpo está trabalhando para manter a saúde dos seus olhos. Ainda, a lubrificação é uma das funções mais importantes dessa prática.

O que acontece quando você começa a piscar?

Primeiro de tudo, o filme lacrimal é distribuído. Isso acontece de maneira uniforme sobre toda a superfície ocular. Esse elemento é composto por 3 camadas, a interna, intermediária e a externa.

Cada uma dela possui um conjunto de substâncias importantes para seu funcionamento. Então, a função do filme é manter seus olhos oxigenados, lubrificados, hidratados, protegidos e limpos.

Esse é o principal motivo da importância de se piscar. Quaisquer alterações aí, podem acarretar uma série de condições desagradáveis. Isso porque há uma influência direta em toda a área do olho.

Estudos sobre o assunto

Uma universidade japonesa utilizou uma ferramenta de estudo muito interessante. Os pesquisadores analisaram voluntários enquanto eles assistiam uma série chamada Mr.Bean.

Com isso, os profissionais descubram mais uma função dessa prática. Assim, eles relataram que quando se pisca, a mente se prepara para executar outra tarefa. Então, isso funciona como um espécie de pausa.

Desse modo, é possível recuperar a atenção, bem como renová-la. Isso permite que outra atividade entre em cena. Ainda, eles afirmaram que isso acontece em momentos específicos. Um exemplo, seria piscar ao final de uma frase.

Panorama geral sobre o ato de piscar e suas curiosidades

Agora você já conhece bastante sobre o assunto. Então, para te deixar ainda mais expert, confira algumas curiosidades gerais. Veja como o corpo humano funciona de forma bastante complexa.

  • O homem pisca aproximadamente 20 vezes a cada minuto;
  • O que se chama de “piscadela”, é um processo que dura 150 milésimo de segundo;
  • Quando se pisca, há uma interrupção na transmissão de informações visuais;
  • No momento em que se pisca, não há entrada de luz nos olhos;
  • Esse ato interrompe algumas atividades cerebrais. É por isso que não se percebe que se ficou no escuro momentaneamente.

Por fim, você já sabe tudo sobre a importância de se piscar. Agora, lembre-se de cuidar sempre da saúde dos seus olhos. Para isso, busque se consultar regularmente com um médico oftalmologista. Sua visão deve ser uma prioridade.


Comentários