A diferença entre lentes descartáveis e reutilizáveis
Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre lentes descartáveis e reutilizáveis. Isso porque, os componentes têm evoluído muito nos últimos anos, tanto em material quanto em tecnologia.
Hoje em dia elas são muito mais confortáveis, devido a sua textura gelatinosa. Além disso, sua eficiência para a correção de problemas de visão são cada vez maiores. Sendo assim, ganham mais adeptos pelo mundo todos os dias.
Quando foram criadas, todas as substâncias eram reutilizáveis. Já que, o material era bem mais complexo de ser produzido. Porém, atualmente com a evolução do componente, existem também as descartáveis.
Qual a diferença entre lentes de contato diárias descartáveis e reutilizáveis
A principal diferença entre lentes é o seu tipo de duração. Elas são eficientes em problemas como:
- Miopia;
- Hipermetropia;
- Astigmatismo;
- Presbiopia.
Os tipos reutilizáveis podem ser usados por vários dias, podendo chegar a meses ou anos. Assim, no mercado existem inúmeras opções em versões de uso contínuo que podem ser:
- Semanal;
- Quinzenal;
- Mensal;
- Bimestral;
- Anual.
É o tipo de lente mais comum, mas só pode ser usada se recomendada por oftalmologista. Pois, é preciso estar apto, sem apresentar possíveis alergias ou complicações. Além de ser necessário uma indicação clara de quanto tempo você pode usá-la.
Um ponto importante a saber é que mesmo os componentes reutilizáveis precisam ser retirados para dormir. Caso contrário, pode acarretar em problemas para seus olhos, deixando-os sem lubrificação e oxigenação.
Existem algumas exceções a isso, mas apenas um especialista pode defini-las. Por isso, é importante sempre frequentar um profissional de confiança que possa instruir corretamente.
Lentes descartáveis
A grande diferença entre lentes é que as descartáveis só podem ser usadas por um dia. Sendo que, quando ela for retirada, não pode ser recolocada, precisando ser descartada. Pois, elas contaminam-se facilmente, devido às propriedades de seu material.
Elas não são preparadas para os produtos de limpeza disponíveis no mercado. Por isso, quando colocadas novamente podem oferecer riscos de complicações à saúde de seus olhos.
Higiene necessária com diferença entre lentes
Um dos maiores fatores de diferença entre lentes é a higiene. Isso porque, como já falamos acima, as que são descartáveis não possuem produtos de limpeza. Por conta disso, após usá-las é preciso jogar no lixo.
Já as reutilizáveis exigem cuidados constantes para evitar sua degradação e infecção. Pois, os fluídos que se acumulam nela durante o uso podem favorecer o aparecimento de microorganismos. Sendo que, eles podem causar infecções sérias à sua saúde.
Diferença de preço entre ambas
O preço individual das lentes descartáveis é menor que o das reutilizáveis. Porém, levando em conta o tempo de uso, a segunda opção torna-se mais vantajosa. Já que, com elas você pode comprar menos componentes.
Como já foi dito anteriormente, é preciso sempre frequentar um oftalmologista antes de decidir qual componente usar. Pois, somente um profissional especializado poderá indicar a melhor alternativa para sua visão.
A diferença entre lentes está em seu manuseio e cuidados, mas não interfere na qualidade do produto. Assim, qualquer uma delas pode ser suficiente para propiciar uma melhora nos seus olhos.
Deixe um comentário