ponto cego

O que é o ponto cego do olho humano?

Muitas pessoas não sabem que o olho humano tem um ponto cego. É comum acharem que somos capazes de ver quase tudo. Porém isso, não é verdade. Essa informação, apesar de relevante, é pouco discutida.

Desse modo, é necessário mudar esse padrão. Só assim é possível discutir mais sobre esse fato e seus pormenores. No entanto, isso não é uma tarefa tão simples. Isso porque exige uma boa pesquisa.

Portanto, o intuito deste artigo é facilitar seu trabalho. Aqui, você vai ficar por dentro de todos os detalhes sobre o tema. Veja como existem curiosidades sobre esse órgão que talvez você não conheça.

Entendendo o que é isso

O ponto cego também é chamado de escotoma. Ele consiste em uma região pequena da retina. Ali, não há os famosos receptores de luz. Inclusive, é neste local que fica o nervo óptico. Muita gente acha que isso é um defeito, no entanto, não é bem assim.

Essa é uma estrutura natural do olho humano. Se nela não há luz, a imagem que o cristalino projeta não é captada. Assim, ela não é reconhecida pelo sistema nervoso e o cérebro não a interpreta.

O mais interessante é que esse ponto não é percebido na maioria das vezes. Isso tem a ver com o processamento de imagem. Desse modo, seu cérebro vai projetar informações dentro deste local específico.

Elas são referentes a coisas ao redor ou até mesmo, figuras vistas pelo outro olho. Então, essa foi a forma que o corpo humano encontrou para preencher essa região. Por isso que é um tanto difícil notar a presença do ponto cego.

O que muita gente não sabe é que existem formas de detectar esse último. Assim, são alguns testes que você pode fazer. Eles são bem simples e práticos. O próximo tópico vai explicar com mais detalhes.

Ponto cego

Agora, é hora de conhecer alguns testes que vão te ajudar a perceber esse ponto. Siga as orientações abaixo e veja como seu cérebro pode ser simplesmente impressionante.

Teste 1

Desenhe dois objetos um do lado do outro, em uma distância de 5 cm aproximadamente. Nesse exemplo, vamos usar um quadrado (imagem 1) e um círculo (imagem 2). Agora, tampe o olho direito e, com o esquerdo, olhe para o 2.

Você vai perceber que o 1 sumiu, estando aí o ponto cego. Não é possível enxergar sequer um ponto preto. Isso acontece porque seu cérebro usa as células próximas para preencher esse espaço.

Teste 2

Agora, mude os desenhos e repita o mesmo processo. Você deve obter o mesmo resultado. Basta tampar um olho que a outra figura some. Essa é apenas uma das peças que a cabeça humana é capaz de pregar.

Por fim, você já sabe tudo sobre o assunto. Agora é sua vez. Faça os testes e identifique o seu ponto cego. Uma última dica, se consulte regularmente com um médico oftalmologista. A visão é algo muito sensível e merece ser tratada como uma grande prioridade. Sua saúde não tem preço.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *