olho humano e câmera fotográfica

Olho humano e câmera fotográfica: veja uma comparação

Conheça as semelhanças e diferenças entre olho humano e câmera fotográfica. Portanto, para saber mais sobre essas comparações curiosas, leia esse artigo. Dessa forma, você pode surpreender-se com alguns fatos.

A córnea é muito parecida com a lente. Além disso, os olhos são capazes de registrar imagens como a câmera fotográfica. Contudo, apesar dessas igualdades, também há muitas distinções.

Para saber mais, continue acompanhando este artigo. Desse modo, veja as comparações entre o olho humano e a câmera fotográfica. Por fim, para ficar por dentro de tudo, leia com atenção.

Córnea e lente fotográfica

A córnea é a parte transparente que fica na frente do olho. Assim, ela possui formato esférico e curvo. Por outro lado, a lente da câmera também é translúcida. Afinal, é feita de vidro. Inclusive, também tem um formato de esfera e é curva.

Em geral, a curvatura delas é o que permite visualizar o lado direito e esquerdo. Ou seja, se não fosse curva, só enxergaríamos o que está exatamente à nossa frente.

Olho humano e câmera fotográfica: foco

Ambos conseguem focar em uma única imagem e desfocar do resto. Portanto, o olho é capaz de focalizar um cenário maior. Assim como, a câmera tem capacidade de registar uma imagem maior.

Ângulo de visão: olho humano e câmera fotográfica

Em geral, lentes de 17mm, tem um campo de visão de aproximadamente 93 graus. Por outro lado, o olho consegue visualizar cerca de 180 graus. Assim, o ângulo de visão humana equivale ao de uma lente de 1mm.

A câmera, assim como os olhos, têm ângulos de visão restritos. Além disso, suas formas curvas é o que permite que elas vejam além do que está à frente. Mas, em um ponto elas diferem uma da outra.

O ângulo de visão do olho é fixo. Enquanto as câmeras fotográficas possuem diversos tipos de lentes para cada distância.

Cores

Os olhos são capazes de enxergar até 576MP de imagens. Além disso, estima-se que ele nota cerca de 10 milhões de cores. Já as câmeras digitais mais modernas captam no máximo 570MP. Por exemplo, é o caso da Dark Energy Camera, usada para fins astronômicos.

Por outro lado, as câmeras de vídeo gravam cores em até 14 bits por canal. Então, isso corresponde a 4,4 trilhões de cores.

Filtro UV

Os olhos são considerados a parte mais sensível do corpo. Portanto, requerem alguma proteção. Aliás, as câmeras também.

Por exemplo, em dias com muita claridade, é necessário usar um filtro de densidade neutra para reduzir a luz no interior da máquina. Desse modo, o mesmo é feito com os olhos. Porém, nesse caso, utiliza-se óculos de sol.

Outra comparação que pode ser feita é sobre a retina e o sensor da câmera. Por exemplo, a primeira possui 32mm. Desse modo, é quase o mesmo tamanho de uma câmera full frame, que tem 35mm.

Além dessa, tem outra curiosidade também em relação ao cristalino. Assim, essa parte do olho é parecida com uma lente grande-angular. Pois, o ângulo de ambas varia entre 120º a 140º.

Olho humano e câmera fotográfica possuem muito em comum. Inclusive, semelhanças que você nem teria imaginado. Por isso, cuide bem dos seus olhos. Assim, como cuidaria de uma câmera fotográfica novinha de última geração.


Comentários