Visagismo

Visagismo: como aplicar a técnica na maquiagem

O visagismo aos poucos vem dominando o universo da beleza. Afinal, a maquiagem além de complementar um look, também é capaz de elevar a autoestima. Entretanto, estas técnicas não se restringem apenas a esta área.

Já que os estudos envolvidos analisam tanto os traços físicos como psicológicos. Dessa forma, entender sobre o assunto pode ajudar no seu autoconhecimento. Por isso, separamos as principais informações sobre o tema.

O que é visagismo?

O visagismo busca valorizar a beleza do rosto através de técnicas desenvolvidas para este fim. Dessa forma, diversos estudos sobre as características físicas são realizados. Assim como, as psicológicas que tornam cada pessoa única.

Por conta disso, este conhecimento pode ser aplicado em diversas áreas da beleza. Pois, as estratégias utilizadas buscam unir harmonia e estética para externar a identidade do indivíduo. Logo, é possível encontrar essas práticas em:

  • Maquiagem;
  • Estilos de cabelo – coloração e corte;
  • Design de sobrancelhas ou barbas;
  • Estilo de óculos.

Temperamento e personalidade

Cada pessoa possui características muito particulares e dentro do visagismo elas são estudadas como personalidades. Para isto, é utilizado os traços de beleza representados pelos quatro temperamentos, veja:

Sanguíneo

A beleza deste temperamento tem como principal característica alegria e entusiasmo. Além disso, costumam ser pessoas cheias de energia, vibrantes e criativas.

Colérico

Diferentemente da anterior, esta personalidade é caracterizada pela atitude forte. Pois, dentre suas principais qualidades destacam-se: coragem, liderança, foco e força.

Fleumático

Já, este representa a serenidade e exala espiritualidade e diplomacia. Visto que, o mesmo possui uma natureza muito acolhedora, bem como amigável.

Melancólico

Por fim, temos esta personalidade que irradia sensibilidade com muita elegância e sofisticação. Sem dúvidas, é uma beleza poética que infunde calma e se apresenta cheia de charme.

Visagismo aplicado na maquiagem

Um maquiador deve estar apto a atender diversos tipos de pessoas. Por isso, entender de visagismo agrega muito valor ao trabalho deste profissional. Afinal, com este conhecimento ele saberá criar um estilo perfeito para cada cliente.

Por exemplo, uma noiva deseja estar impecável no seu dia. Contudo, nem todas são iguais, para cada personalidade haverá um ponto de destaque específico. Ou mesmo, uma paleta de cor mais adequada seja para sombras ou batom.

Além disso, entender sobre proporções e conhecer os formatos de rosto ajudará durante a criação. Já que o maquiador usará as técnicas adequadas, com a finalidade de realçar sua beleza. Consequentemente, impactando na sua autoestima.

Algumas técnicas para maquiar

Agora que você entendeu como o visagismo atua no universo da beleza. Provavelmente, está desejando conhecer um pouco mais dessas técnicas. Pois bem, a seguir você conhecerá algumas que farão a diferença na hora de maquiar.

Aumentar tamanho da boca

Caso seu desejo seja ter uma boca maior sem fazer procedimento cirúrgico. Certamente, o lápis labial será seu aliado, você o usará para fazer o contorno. Posteriormente, preencha com um batom mais claro e finalize com um gloss.

Correções no nariz

Uma das técnicas mais conhecidas é o afinamento do nariz. Em resumo, você utilizará corretivos com tons escuros nas laterais. Logo, depois passará um tom mais claro na parte superior.

Pele iluminada

Por fim, para criar uma um rosto iluminado, será preciso entender o jogo de luz e sombras. Dentre os produtos utilizados, os principais são corretivos e bases em tons claros e escuros. Além disso, o realce pode ser feito com batom, blush e iluminador.


Comentários