óculos de sol falsificados

Os riscos de usar óculos de sol falsificados

O uso de óculos de sol falsificados tem sido uma prática cada vez mais comum. Já que, os modelos tem se tornado bem parecidos com os originais e mais baratos. Porém, isso pode ser um grande problema para sua visão no futuro.

Esses itens, originais, são importantes em dias de muito sol, já que protegem seus olhos. O que é possível devido a sua película que filtra a luz. Assim, evitam que a exposição a ele possa causar danos sérios a sua visão.

Quando você escolhe pelos objetos alternativos, abre mão dessa segurança. Pois, mesmo que se pareçam com os originais, possuem grandes diferenças. Por isso, vamos explicar a seguir, quais são e os riscos gerados à sua saúde ocular.

Porque não usar óculos de sol falsificados

Os óculos de sol falsificados não possuem capacidade de barrar raios ultravioletas (UV). Logo, eles perdem sua função mais importante para os usuários. Dessa forma, se torna um item apenas estético, para melhorar o visual.

A Associação Brasileira de Indústria Óptica afirma que quatro a cada dez brasileiros usam o produto falso. O que ocorre devido ao preço, que tende a ser até dez vezes menor. Mas, essa economia pode se tornar um custo muito mais alto no futuro.

Esse objeto tira a proteção natural dos olhos contra o excesso de luz. Pois, quando estamos em um ambiente de muita luz solar, nossa pupila se molda a ela. Assim, usar um item mais escuro impede que seu olho entenda a necessidade de ajustar-se.

Usar óculos de sol falsificados faz com que nossos olhos fiquem mais abertos, sem protegê-los. Portanto, a luz entra em maior quantidade e pode causar diversos problemas de visão.

Doenças que o uso de óculos de sol falsificados podem causar

Quando os itens são usados com muita frequência sua saúde entra em risco. Já que, ele tem potencial para gerar doenças sérias como:

  • Alterações crônicas – como o crescimento de tecido sobre a córnea;
  • Queimadura de retina;
  • Tumores no olho e na pálpebra;
  • Formação de catarata precoce;
  • Aumento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Caso o paciente tenha alguma lesão na pálpebra, a exposição ao sol agrava a situação. Logo, se não receber a proteção necessária, tem potencial para se tornar um câncer. Dessa forma, óculos de sol falsificados trazem muitos problemas aos seus olhos.

Como identificar óculos de sol falsificados

É possível identificar se o produto é original ou não com uma breve observação. Por isso, vamos assinalar o que precisa ser notado antes da sua compra.

Lentes

Preste atenção na cor das lentes, porque elas não devem ser muito escuras. Como por exemplo, impedindo que você reconheça as cores das luzes do semáforo. Já que, isso pode causar acidentes além de prejudicar sua visão.

Outra questão é se ela possui algum efeito capaz de distorcer a imagem. Pois, significa que houve algum defeito na fabricação dos óculos de sol falsificados.

Armação

Verifique alguns itens importantes ao longo de sua extensão, como:

  • Não está torta;
  • Tem borrachas em sua extremidade;
  • Logo não está borrado ou sai com facilidade;
  • Apresenta rebarbas;
  • Acabamento correto;
  • Não possui bolhas.

Porque, sem esses itens, ela irá te machucar e deve ser um produto não original.

Estojo

Note se o estojo no qual vêm o objeto é de boa qualidade. Ele deve possuir o logo da marca ou da loja no qual foi adquirido.

Evitar comprar óculos de sol falsificados significa zelar pela sua visão. Pois, previne que seus olhos sofram lesões desde as mais leves até as muito graves. Então, seja prudente em suas escolhas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *