óculos sem grau

Posso usar óculos sem grau todos os dias? Veja os cuidados

Nos últimos anos, óculos sem grau foi uma tendência que chegou para ficar. Por muito tempo o uso deste acessório foi motivo de chacota, principalmente na fase escolar. Mas hoje, ele é utilizado como peça chave em diversos estilos.

Além disso, a tecnologia se faz cada vez mais presente no nosso dia a dia. Por conta disso, este tipo de óculos tem sido utilizado como uma barreira de proteção. Afinal, as telas possuem luzes que são nocivas à sua saúde ocular.

Tendência de lente transparente

Grande parte do interesse por óculos sem grau como acessório, surgiu no estilo hipster. Pois, este item é capaz de transformar a mistura entre a modernidade e o vintage em algo único. Além de dar um ar de intelectualidade e responsabilidade.

Outro fator que tem contribuído para o aumento na procura por lentes sem grau. Sem dúvidas, é a aparição de personagens em filmes e séries usando óculos. Tais como:

  • Harry Potter;
  • Walter White – Breaking Bad;
  • Amy Farrah – The Big Bang Theory.

Benefícios dos óculos sem grau

Quando o assunto é saúde, os óculos sem grau podem oferecer diversos benefícios. Apesar deles não corrigirem os distúrbios visuais, eles ajudam a evitar o desgaste visual.

Conforto ocular

Embora, estas lentes sejam ausentes de grau elas podem oferecer muito conforto aos seus olhos. Visto que, elas ajudam a filtrar a luminosidade das telas e do ambiente. Principalmente se você optar por usar antirreflexo.

Este cuidado ajuda a evitar o cansaço visual, adquirido pelo esforço excessivo do sistema ocular. Consequentemente, os sintomas deste problema também são evitados, tais como:

  • Dor de cabeça;
  • Ardência na região ocular;
  • Sensibilidade à luminosidade.

Proteção

Além da problemática acima, outras dificuldades visuais podem ser desenvolvidas pelo excesso de luminosidade. Seja ela artificial ou não. Nesse sentido, os óculos vêm atuar com um agente protetor de raios nocivos à visão. Dentre eles estão:

  • Ultra violeta (UV) do tipo A e B;
  • Luz azul – emitida pela tela de eletrônicos.

Cuidados para escolher óculos sem grau

Em meio a tantas opções de materiais e formatos, escolher este acessório pode parecer impossível. Mas lembre-se que além de estilo os óculos sem grau oferecem proteção. Por conta disso, antes de iniciar o uso recomenda-se consultar um médico.

Ademais, é de grande importância que você esteja atento a alguns pontos fundamentais. Pois, do contrário, ao invés de efeitos benéficos você poderá ter malefícios.

  • Invista em armações com materiais confortáveis, para não ocasionar lesões com o uso;
  • Utilize sempre versões que possuam proteção UVA e/ou UVB;
  • Compre em locais de confiança, que garanta a ausência de grau nas lentes;
  • Confira a qualidade da lente – a ausência desta pode provocar distorções visuais e, consequentemente, problemas oculares.

Uso diário de óculos sem grau

Como foi possível observar ao longo do artigo, este acessório oferece muitos benefícios ao usuário. Eventualmente podem existir problemas, mas com os devidos cuidados eles são evitados.

Por conta disso, diversos oftalmologistas aprovam o uso diário de óculos sem grau. Então, se você tem este desejo de inserir esta ferramenta na sua rotina, se jogue! Por fim, se ainda tem dúvidas consulte o especialista de sua confiança.


Comentários