Transplante de córnea artificial

Transplante de córnea artificial recupera visão de homem cego

Após dez anos, um homem voltou a ver graças a um transplante de córnea artificial. Dessa maneira, um novo passo na oftalmologia foi marcado. Pois, isso propõe novas formas de lidar com problemas nos olhos.

Conforme a ciência evolui, as chances de conseguir novos tratamentos para os problemas a acompanham. Então, este é mais um caso em que é possível notar o quanto esse estudo é importante. Portanto, é sempre necessário valorizar essa área.

Com a ajuda do seguinte artigo, entenda este acontecimento recente e seus resultados. Com isso, será mais fácil compreender esse avanço. Também, poderá saber como é feito e para o que serve um transplante de córnea artificial.

O que é um transplante de córnea artificial

O procedimento vem sendo estudado há um tempo. Mas, nunca havia sido testado de verdade até o caso aqui retratado. Logo, é notável o quanto essa inovação é recente e deve ser reconhecida.

Antes da existência da córnea artificial correta, era utilizada uma lente chamada ceratoprótese. Assim, ela tinha dois tipos, veja a seguir:

  • Falcinelli: realizada na Itália, precisa da adaptação da ceratoprótese em um dente do paciente;
  • Dohlman: produzida em Boston, apresenta um índice de sucesso de 80% dos casos.

Independente do uso da prótese ou do transplante de córnea artificial, o intuito é o mesmo. Porquanto, ambos buscam reduzir o risco de rejeição e a necessidade do paciente de usar medicações fortes. Também, acaba com a dependência de um doador compatível.

Transplante de córnea artificial que recuperou a visão de um homem

O caso ocorreu em Israel, no hospital Rabin Medical Center com um paciente de 79 anos. Que por sua vez, estava com a córnea deformada há dez anos. Desse modo, Jamal Furani pôde ler textos e reconhecer parentes após o procedimento.

Esse implante usado é chamado de KPro e substitui a área deformada do olho. Visto que, ele tem um nano-tecido sintético não degradável que é colocado sob uma membrana. Assim, cobre a superfície da pálpebra e a parte branca do globo ocular.

A operação foi feita pela startup israelense CorNeat. Visto que a mesma ganhou aprovação para testes clínicos em julho de 2020.

De acordo com os médicos, o transplante de córnea artificial durou menos de uma hora e foi completamente simples. Por isso, é possível dizer que o mesmo não é mais trabalhoso que o tradicional.

Atualmente, esse tipo de operação é comum. Mas, necessita de doadores e sua demanda é alta. Por essa razão, os resultados desse procedimento são significativos para o futuro de pessoas cegas.

Previsões

Com o sucesso obtido nesse episódio, há uma grande expectativa. Pois, já foram confirmados dez futuros pacientes que participarão do mesmo tipo de cirurgia. Dessa maneira, é possível entender a importância por trás desse ocorrido.

O transplante de córnea artificial inovou

Ao ter resultados satisfatórios, os médicos passam a enxergar novas maneiras de trabalho. Dado que, as chances de consertar a visão de alguém com esse transplante de córnea artificial é maior.

A dependência por doadores diminui de forma drástica, fazendo com que as pessoas não precisem mais dos mesmos. Então, o número de cirurgias nos olhos aumenta, assim como os resultados positivos.

O que tudo isso representa é uma nova oportunidade para pessoas que possuem problemas de cegueira. Assim, elas começam a ter maior probabilidade de voltar ao que eram antes.


Comentários