falta de proteínas

Falta de proteínas pode causar catarata?

Muita gente sabe que a falta de proteínas pode prejudicar a saúde. Porém, nem todos imaginam que este déficit pode causar uma doença como a catarata. Contudo, existem estudos que mostram que isso pode acontecer.

Sendo assim, é importante entender um pouco mais sobre o que está envolvido neste assunto. Antes de mais nada, saiba que queremos te ajudar com essa tarefa. Portanto, vamos compartilhar algumas dicas sobre o tema, nos acompanhe e saiba quais são.

Qual a relação da falta de proteínas com essa doença?

Um grupo de pesquisadores liderados pela TUM (Universidade Técnica de Munique) descobriu a relação. Em outras palavras, entenderam o como a falta de proteína pode causar um problema ocular.

Tudo tem haver com o cristalino, que podemos definir como sendo a lente dos olhos. Segundo um dos cientistas, as células desse sistema são feitas de uma solução de proteína.

Normalmente o material é transparente, mas quando o equilíbrio é rompido, o cristalino fica turvo.

É desta maneira que acontece o embaçamento que leva a catarata. Assim, justifica o fato de as pessoas idosas serem mais propensas à doença.

Também há casos em que o problema acontece por conta de predisposição genética. Nesse sentido, as proteínas do cristalino sofrem mutação, desde o nascimento ou durante a infância.

Os estudos ainda não foram concluídos. Porém, os conhecimentos já obtidos são importantes para buscar novos métodos de tratamento.

Quais alimentos suprem a falta de proteínas no corpo?

É comum ouvir dizer que comer carne supre a falta de proteínas. Ao mesmo tempo, é importante variar e consumir outros alimentos que possam prover o nutriente.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas opções do que comer para se manter saudável.

  • Feijão carioca;
  • Lentilha;
  • Vagem;
  • Camarão;
  • Salmão;
  • Grãos de soja;
  • Amendoim;
  • Pistache;
  • Nozes;
  • Iogurte grego/desnatao;
  • Leite/ leite de soja.

Apesar de serem ótimos produtos, é importante ter equilíbrio na hora de se alimentar. Portanto, na dúvida, procure a ajuda de um profissional da saúde especializado, para te ajudar neste processo.

Não é só a falta de proteínas que pode prejudicar a visão

Existem outros fatores que podem contribuir para o surgimento de tal doença. Por exemplo, o consumo excessivo de sal, que pode aumentar o risco em 50%.

Isso acontece porque o alto nível de sódio prejudica a manutenção da pressão dos olhos. Além disso, os açúcares refinados não são bons aliados, seja em pessoas diabéticas ou não. Logo, fica claro que a falta de proteínas não é a única questão preocupante.

Supra a falta de proteínas e use óculos de sol

Usar óculos de sol com filtro solar é outro hábito que protege a saúde ocular. Afinal, quando isso não acontece, os olhos ficam expostos a algo chamado fotoceratite. Em outras palavras, uma inflamação que é temporária mas a longo prazo pode causar catarata.

Não deixe de cuidar de todo o seu corpo. Ou seja, procure maneiras de melhorar a alimentação e troque hábitos que prejudicam a visão. Afinal, é um dos nossos sentidos básicos e serve para muita coisa.


Comentários