posição viciosa da cabeça

Posição viciosa da cabeça: entenda a causa

Essa posição viciosa da cabeça é considerada uma espécie de torcicolo. Ou seja, é quando a mesma está posicionada de um modo anormal. Assim sendo, a pessoa pode ficar com o queixo mais erguido ou abaixado.

Isso pode acontecer o tempo todo. Ou somente quando a pessoa estiver em atividades que requerem uma maior concentração visual. Dessa forma, para entender mais sobre o assunto, continue lendo a seguir.

As principais causas

Quando não há qualquer lesão na coluna ou no pescoço, um oftalmologista deve ser procurado. Pois, a origem do torcicolo pode ser ocular. Devido a isso, vários exames serão feitos para chegar a um diagnóstico. Em geral, os mais comuns são:

  • Estrabismo;
  • Nistagmo;
  • Grau errado dos óculos;
  • Ptose.

Agora que você já conhece algumas causas, saiba mais sobre cada uma delas. Bem como, os tipos de tratamentos mais indicados pelos profissionais.

1 – Posição viciosa da cabeça: estrabismo

Nesse caso, há um desvio ocular. Inclusive, o indivíduo mexe a cabeça com o intuito de alinhar as vistas. A fim de melhorar a qualidade da visão. Logo, esse problema pode acontecer devido a:

  • Traumatismos na cabeça;
  • AVC;
  • Tumores no cérebro;
  • Ou pode ser congênito.

A pessoa torce o pescoço para evitar a visão dupla, que gera muito desconforto. Dessa maneira, os tratamentos são diferenciados.

Para alguns pacientes, é recomendado o uso de óculos. Porém, caso ele não corrija o problema, a cirurgia será necessária.

Quando essa condição é mais intermitente, a indicação é outra. Ou seja, exercícios ortópticos, que é uma espécie de fisioterapia ocular.

2 – Posição viciosa da cabeça: nistagmo

Esse problema ocorre devido a movimentos involuntários e repetitivos dos olhos. Portanto, eles podem acontecer de forma mais intensa ou não. Além disso, assume várias direções.

Isso acaba afetando a capacidade de foco do indivíduo.

O tratamento é feito com correção de prisma. A fim de melhorar a posição da cabeça. Com o intuito de evitar demais problemas de visão, o uso de lentes pode ser recomendado.

Caso a condição persista, a cirurgia será indicada para direcionar os músculos das vistas. Para que o paciente tenha melhor acuidade visual. Aliás, o nistagmo pode afetar apenas um dos olhos ou os dois.

3 – Grau dos óculos

Quem possui um grau mais alto pode sofrer dessa condição. Pois, a pessoa precisa desviar a cabeça para buscar uma posição melhor. Com isso, seu modo de enxergar não será atrapalhado.

Vale ressaltar a importância de realizar consultas ao especialista de forma regular. Já que é comum alguns graus aumentarem com o tempo.

4 – Posição viciosa da cabeça: ptose

É uma condição onde a pálpebra superior é caída. Logo, como atrapalha a capacidade de enxergar, o paciente precisa erguer o queixo para ver melhor. Porque, a visão fica mais restrita.

Há casos em que a pupila é totalmente coberta. Assim, a ptose pode ser congênita ou acontecer com a pessoa já adulta. Principalmente, quando os músculos da pálpebra são mais fracos.

Um ou ambos os olhos podem ser afetados. Por fim, o único tratamento possível é por meio de uma cirurgia corretiva.

É importante ficar atento a sua postura. A fim de observar qualquer posição viciosa da cabeça. Principalmente, em crianças. Então, se você tem filho, observe-o com atenção. Além disso, faça consultas regulares a um especialista.


Comentários