saúde dos olhos

Como a saúde dos olhos pode ajudar na economia do país?

A saúde dos olhos pode impactar seriamente a economia de um país. São diversos estudos espalhados pelo mundo que comprovam essa afirmação. Por isso que esse é um tema tão importante.

Entender os pormenores desse assunto é fundamental. Assim, o presente artigo vai abordar esse cenário com mais detalhes. Ao final dessa leitura, você vai perceber como a saúde ocular e economia se interligam.

Estudos atuais

A The Lancet Global Health trouxe um dado muito interessante. Um estudo seu feito em 2020 abordou a saúde dos olhos como tema principal. O intuito era entender como os problemas de visão afetaram a produtividade.

Com isso, a instituição trouxe isso em forma de valores. Então, foram cerca de US$ 410,7 bilhões perdidos. Logo, a pesquisa traz a importância de se falar mais sobre a saúde ocular. Ainda, mostra o quão essencial é incluir isso nas políticas de desenvolvimento.

Os autores do estudo têm uma teoria muito bem formada sobre isso. Dessa forma, eles afirmam que essa ação afeta os mais diversos aspectos. Isso principalmente quando se fala do “social” e “econômico”.

Produtividade x saúde dos olhos

Hoje, a sociedade vive uma era onde o universo digital é dominante. Sendo assim, é muito complicado fugir desse cenário. Praticamente todos os empregos exigem que o funcionário trabalhe com um computador. Então, só horas sentado em frente a uma tela.

Por si só isso já causa alterações na saúde dos olhos. Logo, se o indivíduo não cuida desse aspecto, tem-se um problema. Portanto, a visão vai ficando afetada. Como consequência, o trabalho não poderá ser desempenhado da mesma forma.

Miopia, glaucoma, astigmatismo, entre outros. Assim, todas essas doenças causam sintomas desagradáveis. Sem tratamento, essas condições vão sim interferir na produtividade de um trabalhador.

O problema afeta até mesmo a base da economia

Essa questão é tão impactante por um motivo: trata-se de um efeito dominó. Pensando de uma forma linear, a escola constitui um dos pilares da economia. Afinal, é de lá que vão sair os profissionais.

Agora, imagine que muitos desses alunos possuem algum problema de visão. Dessa forma, isso sem dúvida vai afetar seu rendimento. Sendo assim, conseguir chegar em um nível superior se torna mais difícil.

A consequência final disso é a falta de mão de obra qualificada. Logo, perceba como a saúde dos olhos impacta a economia direta e indiretamente.

Saúde dos olhos e economia andando juntas

Até aqui você já deve ter notado o quão interligados esses termos estão. Porém, é hora de se perguntar o que pode ser feito com relação a isso. Primeiro de tudo, a democratização da saúde é a chave.

Considere um cenário onde todos têm acesso a um oftalmologista. Desse modo, os problemas de visão não iriam se destacar tanto. Então, mais pessoas estariam presentes no mercado de trabalho. Ainda, com um nível de qualificação maior.

Em níveis de produtividade, teria-se um aumento enorme. É por isso que uma coisa depende da outra. Portanto, não tem como dissociar esses temas. Por fim, para uma economia melhor, é necessário pensar na saúde dos olhos dos brasileiros.


Comentários