óculos de proteção

Saiba quando utilizar óculos de proteção individual

Os óculos de proteção são um dos principais EPI ‘s que garantem a integridade do trabalhador. Além disso, é um dever da empresa fornecê-los, bem como, obrigação dos funcionários utilizá-los.

Conheça aqui quando eles devem ser empregados. Além disso, acompanhe porque existem lentes de diferentes cores. Enfim, veja a importância desse equipamento de proteção individual para a saúde dos seus olhos.

Óculos de proteção: o que são e para que servem?

Eles são maiores do que os convencionais de grau. Inclusive, são feitos de materiais mais resistentes. Afinal, sua função é proteger a pessoa e os olhos de quem está usando de possíveis lesões.

Os modelos são variados e cada um tem um propósito de segurança específico. De acordo com os riscos de cada profissão, no entanto, são usados contra:

  • Poeira;
  • Radiação;
  • Materiais químicos;
  • Solda;
  • Vidro;
  • Aço;
  • Vapores;
  • Materiais sólidos perfurantes;
  • Traumas;
  • Queimaduras.

Óculos de segurança: EPI que protege os olhos

Cuidar das vistas deve ser uma prioridade. Aliás, não somente contra acidentes no ambiente de trabalho. Mas também para evitar problemas de visão com o tempo.

Há várias profissões com maior risco de causar lesões aos olhos do trabalhador. Por isso, é imprescindível usá-los.

Quando utilizar óculos de proteção?

São os profissionais de segurança no trabalho que determinam isso. Dessa forma, é feito baseado nos riscos do ambiente profissional, bem como, da tarefa desempenhada pelos empregados.

Cabe ao empregador adquirir os equipamentos necessários para a proteção de seus colaboradores. Assim, isso está claro na NR 6 e precisa ser cumprido.

Existem vários modelos desse tipo de EPI, cada um para determinada função. Então, confira a seguir quais são eles.

Tipos de óculos de proteção

Para escolher a melhor opção, fique atento às especificações abaixo. Portanto, acompanhe diferentes alternativas de lentes adiante.

Amarelas

São elas que oferecem uma visão mais clara em ambientes de trabalho onde a luminosidade é mais limitada. Por outro lado, também protegem o indivíduo de possíveis impactos de fragmentos leves.

Cinzas

São as mais indicadas para locais de trabalho onde a luz é bastante intensa. Principalmente, em empregos a céu aberto, com muita claridade.

Óculos de proteção transparentes

Esse modelo é recomendado para ambientes profissionais claros. Porém, a luminosidade não pode ser muito intensa. Já que isso prejudicaria a visão do empregado.

Verdes

Esse tipo é mais indicado para proteger os olhos dos funcionários que lidam com infravermelhos e soldas. Por isso, são mais usados por soldadores.

Lentes incolores de acabamento espelhado

É a melhor opção para os profissionais que trabalham em vários espaços distintos. Por exemplo, ambientes internos, com baixa iluminação e externos, com mais luminosidade.

Com esse modelo, o trabalhador não sente nenhum desconforto pelas diferentes intensidades de luz.

A importância dos óculos de proteção

Sem eles, a saúde ocular do empregado pode ser prejudicada. Pois, com isso, ele fica exposto a:

  • Sofrer lesões;
  • Feridas;
  • Perda parcial da visão;
  • Risco de contrair doenças oculares.

Para quem já usa óculos de grau, hoje existem os de segurança com lentes graduadas. Sem dúvida, é fundamental também que o profissional use esse EPI da maneira certa.

O mesmo deve estar bem ajustado ao rosto do funcionário. Além disso, deve ter a lente adequada para sua função e ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que os óculos de segurança devem ser usados em casa também. Principalmente, para aqueles que estão sempre fazendo alguma reforma. Ou em qualquer atividade que traga riscos à visão. Por fim, cuide de você e dos seus olhos onde estiver.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *