Luminosidade do celular

Alerta: luminosidade do celular faz mal a visão

Nos dias atuais é quase impossível ficar longe da luminosidade do celular. Pois, a tecnologia está presente em toda parte e facilita muito a vida das pessoas. Entretanto, saiba que o uso prolongado desses aparelhos podem ser prejudiciais à visão.

Leia neste artigo como a luz das telas podem fazer mal para os olhos. Além disso, veja quais são os sintomas mais comuns provocados por essa exposição e o que fazer para amenizá-los e proteger suas vistas.

Porque a luminosidade do celular prejudica a visão

O uso dos aparelhos por muito tempo pode afetar a visão porque a luminosidade do celular emite radiação ultravioleta. Dessa forma, a incidência desta vai se acumulando nas células da retina. O que provoca danos a longo prazo.

A luz azul emitida pelos monitores causa sintomas que reunidos formam a Síndrome da Visão por Computador (CVS). Além do tempo no qual se usa os aparelhos, outro fator de risco é a proximidade das telas com as vistas.

O que é Síndrome da Visão por Computador (CVS)

A CVS é definida pela Associação Americana de Optometria (AOA) como uma síndrome causada pelo alto contato e frequente com os aparelhos eletrônicos. Ainda, ela se caracteriza por sintomas relacionados à exposição à radiação azul.

Como a luminosidade do celular afeta a visão

O grande problema não está nos aparelhos eletrônicos em si, mas na luminosidade do celular liberada pelas telas. Logo, quando se usa por períodos longos e sem nenhum descanso pode causar danos sem reversão aos olhos.

As doenças ou efeitos da radiação não aparecem de imediato, mas sim com o passar dos anos. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e se proteger para não ter surpresas lá na frente.

Sintomas da luz azul nos olhos

Quando se usa o celular por muito tempo sem nenhum descanso, além de bem próximo aos olhos, as vistas costumam dar sinais de que algo está errado. Então, fique atento a alguns sintomas e procure um médico caso eles persistam:

  • Dores de cabeça.
  • Dor no pescoço e ombros;
  • Tensão muscular;
  • Olhos secos e irritados;
  • Cansaço nas vistas;
  • Fadiga e desconforto ocular;
  • Sensação de queimação;
  • Visão borrada.

Doenças causadas pela luminosidade do celular

Os efeitos causados pela radiação emitida pela luminosidade do celular a longo prazo, em sua maioria, ainda são desconhecidos. Pois, nunca nenhuma geração ficou tão exposta a esses aparelhos como nos dias atuais.

Sobre as doenças provocadas por ela, o que se verificou foi uma maior degeneração da mácula em pessoas mais expostas. Outro fator relevante é que eles provocam insônia, quando usados à noite, o que pode levar a outras patologias.

Há também estudos que associam o uso de eletrônicos e a miopia. Segundo eles, as pessoas que se expõem por tempo prolongado aos eletrônicos, têm maior tendência em se tornar míope.

Como amenizar os efeitos da luz azul dos monitores

Ao sentir alguns dos sintomas relacionados à luminosidade do celular com frequência, o melhor a fazer é procurar um oftalmologista. No entanto, para suavizar os efeitos, você pode seguir as dicas abaixo e terá uma melhora na sua qualidade de vida.

  • Faça uma pausa das telas a cada 20 minutos de uso;
  • Passe mais tempo ao ar livre;
  • Coloque protetor de tela nos aparelhos para bloquear de forma parcial a luz azul.
  • Use óculos bloqueadores de raios Ultravioleta;
  • Evite o uso de eletrônicos perto da hora de dormir.

Comentários