dormir com lente

Entenda o que fazer caso dormir com lente de contato

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é dormir com lente de contato. Porém, o ideal é que antes de usá-la, ela leia todas as recomendações. Dessa forma, muitos problemas oculares poderão ser evitados.

A verdade é que muitas das pessoas apenas começam a usar por indicação de amigos, parentes ou médicos. Em contrapartida, não leem o que se deve ou não fazer. Por fim, ainda acaba caindo na rotina e sendo descuidada.

Porque não dormir com lente de contato

O ponto primordial é que não se pode dormir com elas. O que se dá pelo fato dela não ser arejada e lubrificada como deveria.

Quando usada com os olhos abertos, ela consegue fazer diversas trocas de ares. Assim, a lente fica úmida e pode desempenhar o seu papel livremente.

O que acontece é que quando o ser humano dorme, não há como ela ficar molhada e flexível como é. Visto isso, ela pode colar nos olhos. Desse modo, os riscos de inflamação são altos.

Um dos órgãos mais importantes para o ser humano precisa ser bem tratado. Visto isso, confira a seguir alguns dos problemas que a ação pode causar, em quais sintomas de atentar e como evitar.

Possíveis complicações

Dormir com lente de contato pode causar desde as irritações mais básicas até as mais severas. Assim, podendo causar olhos vermelhos, infecções, escoriações, até úlceras oculares, catarata e danos permanentes à visão.

dormir com lente

Sintomas

É importante ficar atento a alguns sinais. Para assim, não sejam desenvolvidos quadros mais graves. Visto isso, alguns dos sintomas são olhos lacrimejando ou vermelhos. Além de dor no olho ou falta de visão.

Caso o indivíduo perceba ainda sensibilidade à luz ou a qualquer outra coisa, é necessário ficar atento. Portanto, o mais indicado é não dormir com elas.

Recomendações

Além de não dormir com lente de contato, as pessoas que usam ainda precisam seguir uma série de outras recomendações. Sendo elas lavar bem as mãos antes de mexer com elas. Sem contar toda a higienização com líquidos específicos para ela.

Guardá-las de maneira correta seria outra das recomendações. Produtos específicos existem para o cuidado das lentes. Sendo assim, o ideal é usar apenas eles.

O que fazer se dormir com lente de contato

A ação mais indicada é que a pessoa lave bem os olhos com água corrente. Então, se o problema persistir, procure um médico.

Sabemos que ninguém é de ferro. Um deslize ou outro é normal acontecer no dia a dia. Muitas pessoas têm o dia corrido e nem se lembram de tomar certos cuidados. Porém, certas ações não podem acontecer com frequência.

Um descuido frequente pode levar a sérias perdas para a saúde dos olhos. Portanto, é importante se atentar aos sinais.

Depois de identificá-los, somente as recomendações de um profissional serão efetivas. Visto isso, para resolver o problema de vez é necessário marcar uma consulta.

Quem usa óculos e tem problemas nos olhos já deve fazer visitas regulares ao médico. Assim, evitando que o problema se agrave ou que outros possam surgir.

O ideal é seguir as recomendações do profissional quanto ao uso das lentes. Porém, caso o erro ocorra, é preciso visitá-lo novamente.


Comentários